Mais de 1.500 ocorrências associadas ao mau tempo até às 22h00

  • 27/01/2026

Num balanço à Lusa pelas 22:15, o oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) Paulo Santos referiu que se registaram, entre as 00:00 e as 22:00 de hoje, 1.586 ocorrências.

 

Os números anteriores divulgados pela ANEPC, até às 18:00, indicavam 1.439 ocorrências.

Paulo Santos sublinhou que as zonas mais afetadas continuam a ser a Área Metropolitana do Porto, Coimbra e a região do Oeste.

O oficial da ANEPC acrescentou que não tem registo de vítimas ou de ocorrências significativas nas últimas horas, mas lembrou que "os serviços municipais de proteção civil em todo o país vão dando apoio à população nas inundações urbanas que vão ocorrendo, pela precipitação intensa ou o transbordo do leito de alguns rios".

Os dados em concreto sobre estas ocorrências não estão disponíveis, indicou ainda.

Apesar da situação tender a estabilizar, Paulo Santos realçou que na madrugada de quarta-feira se prevê vento muito intenso, um "elemento potenciador de novas ocorrências".

Todo o norte e centro do país está de prevenção, com pré-posicionamento de meios dos serviços municipais da Proteção Civil, acrescentou.

"Diferentes agentes de Proteção Civil também estão de prevenção, como os bombeiros com reforços de equipas nos respetivos quartéis, a Força Especial de Proteção Civil com pré-posicionamento de meios nas suas bases espalhadas na região centro e norte do país e a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR nas bases mais a sul", referiu Paulo Santos.

O oficial da ANEPC instou também os cidadãos a "fazerem a sua parte", seguindo os "conselhos das autoridades de não se aproximarem das zonas costeiras e evitarem deslocações desnecessárias".

Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Kristin, após outras duas tempestades nos últimos dias - Ingrid e Joseph -, com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o estado do tempo vai agravar-se a partir das 00:00 de quarta-feira, com maior impacto entre as 03:00 e as 06:00, altura em que se prevê vento muito intenso, podendo as rajadas atingir os 140 quilómetros por hora.

A Proteção Civil decidiu elevar o estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, para fazer face a nova depressão meteorológica que atravessará Portugal na próxima madrugada.

O distrito de Coimbra, até Aveiro, a norte, e até Leiria, a sul, será a zona de maior risco à passagem da depressão Kristin, que sucede à depressão Joseph e que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) qualificou como "ciclogénese explosiva", termo utilizado para depressões de forte intensidade, tanto em vento como em chuva.

Leia Também: Escolas encerradas na quarta-feira em Torres Vedras devido ao mau tempo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2927340/mais-de-1500-ocorrencias-associadas-ao-mau-tempo-ate-as-22h00#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes