Maior central nuclear do mundo planeia reinício na segunda-feira

  • 06/02/2026

Numa conferência de imprensa realizada na central de Kashiwazaki-Kariwa (KK), o responsável do complexo, Takeyuki Inagaki, explicou que a TEPCO inspecionou minuciosamente todos os componentes do reator antes de tomar a decisão.

 

Em 22 de janeiro, a empresa tinha paralisado o reator número seis da KK, a maior central nuclear do mundo em capacidade, devido ao alarme no sistema de monitorização das barras de controlo, quando a instalação foi reativada.

Após identificar uma configuração incorreta do alarme como a causa da falha, a TEPCO planeia reiniciar o reator na segunda-feira, aumentando gradualmente a quantidade de energia gerada até retomar as operações comerciais a 18 de março, três semanas depois do inicialmente planeado.

O porta-voz adjunto do Governo japonês, Kei Sato, pediu à empresa que "garanta a segurança" e forneça atualizações constantes às autoridades locais e aos residentes, durante uma conferência de imprensa realizada hoje.

"Esperamos que a retoma das operações seja realizada dando prioridade à segurança", acrescentou o porta-voz.

A paralisação do reator número seis surgiu um dia depois de a TEPCO ter reiniciado a central, 15 anos após o seu encerramento em 2011, na sequência do acidente na central nuclear de Fukushima, gerida pela mesma empresa.

A assembleia da prefeitura de Niigata (centro do Japão), onde se localiza a central KK, aprovou em dezembro a reativação do reator, depois de o regulador nuclear nacional ter dado 'luz verde' para ligar dois dos sete reatores do complexo.

Os reatores seis e sete passaram nas revisões para a reativação em 2017, mas posteriormente a central foi obrigada a permanecer inoperacional devido a falhas na segurança contra ataques terroristas.

Em dezembro de 2023, as medidas adotadas foram aprovadas e, desde então, a TEPCO vem a ultrapassar os trâmites necessários para colocar ambos em funcionamento.

Com uma capacidade de mais de 8.000 megawatts (MW), a central é uma peça-chave no plano de fornecimento de energia da TEPCO e está em linha com a estratégia promovida pelo Governo japonês de Sanae Takaichi de impulsionar as centrais nucleares com vista a atingir os objetivos de redução de emissões.

Trata-se da primeira ativação de uma central operada pela TEPCO, que geria a central de Fukushima antes do desastre atómico de 2011, desencadeado pelo grande terramoto e subsequente 'tsunami' no leste do Japão.

Leia Também: Maior central nuclear do mundo volta a parar no Japão após alarme

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2934095/maior-central-nuclear-do-mundo-planeia-reinicio-na-segunda-feira#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes