Mahmud Abbas anuncia extradição de suspeito de atentado em Paris em 1982

  • 11/11/2025

"Os procedimentos legais relativos à extradição chegaram à sua fase final. Restam apenas alguns detalhes técnicos, que estão a ser tratados pelas autoridades competentes de ambos os países", disse o líder palestiniano numa entrevista ao jornal Le Fígaro, divulgada no dia de um encontro em Paris com o Presidente francês, Emmanuel Macron.

 

Mahmud Abbas afirmou que a Autoridade Palestiniana está preparada para "extraditar o indivíduo procurado, uma vez que o reconhecimento do Estado da Palestina por parte da França criou um contexto adequado" para o pedido da justiça francesa.

A detenção de Hisham Harb foi anunciada em 19 de setembro, poucos dias antes de a França reconhecer formalmente o Estado da Palestina durante a Assembleia-Geral da ONU.

O suspeito, de 70 anos, e alvo de um mandado de detenção internacional emitido há uma década, é um dos seis homens que poderão ser julgados por um tribunal especial em Paris pelo ataque perpetrado no restaurante Jo Goldenberg e nas redondezas.

A presidência francesa esclareceu na segunda-feira que "não há qualquer problema legal" com esta extradição, mas "uma questão de viabilidade", e acrescentou que Paris continua a trabalhar com a Autoridade Palestiniana para garantir que ela possa ocorrer.

No final de julho, juízes de instrução antiterrorista ordenaram um julgamento perante o tribunal especial para seis homens, incluindo Abou Zayed, o principal suspeito sob custódia do sistema judicial.

Duas pessoas foram formalmente acusadas: Abou Zayed, um norueguês de 66 anos de origem palestiniana, considerado um dos atiradores e detido em França desde 2020, e Hazza Taha, suspeito de ter escondido armas na altura e que foi recentemente acusado e colocado sob supervisão judicial.

Ambos negam as acusações e recorreram da acusação, aguardando uma decisão em 24 de novembro do tribunal de recurso de Paris sobre a realização do julgamento.

Os outros quatro suspeitos, Hicham Harb, Nizar Tawfiq Hamada, Amjad Atta e Nabil Othmane, localizados na Cisjordânia, Jordânia e Kuwait, são alvos de mandados de detenção há algum tempo.

Em 09 de agosto de 1982, seis pessoas foram mortas e 22 ficaram feridas numa zona associada à comunidade judaica de Paris, quando uma granada explodiu no restaurante Jo Goldenberg, seguindo-se um tiroteio perpetrado por um grupo de três a cinco homens.

Na entrevista ao Le Figaro, o presidente palestiniano reitera vários dos compromissos que assumiu nos últimos meses no âmbito dos esforços internacionais para restaurar a paz na Faixa de Gaza e consolidar o frágil cessar-fogo entre Israel e o grupo islamita Hamas, que gere o território.

Mahmud Abbas, de 89 anos, insistiu que "o Hamas não terá qualquer papel de governação em Gaza" e que as forças palestinianas estão prontas para serem mobilizadas em coordenação com um contingente multinacional, conforme estipulado pelo plano promovido pelos Estados Unidos, com apoio dos restantes mediadores.

O líder palestiniano referiu ainda estar pronto para realizar "eleições gerais, tanto presidenciais como legislativas, no prazo de um ano após o fim da guerra", sem confirmar explicitamente que seriam realizadas em 2026.

Leia Também: Papa reitera defesa da solução de dois Estados ao receber Abbas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2886587/mahmud-abbas-anuncia-extradicao-de-suspeito-de-atentado-em-paris-em-1982#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes