Mãe leva bebé de hospital em Gaia. Menor ia para família de acolhimento
- 03/12/2025
Uma bebé de quatro meses que estava internada no Hospital de Gaia foi levada, esta quarta-feira à tarde, pela mãe, depois de a mesma ter sido informada de que a filha iria ser entregue a uma família de acolhimento.
A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias e confirmada pelo Notícias ao Minuto junto de fonte hospitalar, que, quando questionada, detalhou que a criança "não corre perigo de vida" na medida em que já havia condições para a alta hospitalar, apesar de esta ainda não estar formalizada.
"Confirmamos que, durante a tarde de hoje [3 de dezembro], uma mãe retirou a filha do internamento de Pediatria, contornando as medidas de segurança, e após ter sido informada pelo tribunal, durante a manhã, de que a criança seria entregue a uma família de acolhimento ainda hoje", lê-se na nota.
Segundo explicou a mesma fonte, "todas as crianças internadas utilizam uma pulseira eletrónica que emite alarme caso ultrapassem as portas do serviço ou caso sejam danificadas ou cortadas". Neste caso, "a pulseira da criança foi retirada sem corte ou dano e encontrada no caixote do lixo do quarto, pelo que o alarme não foi acionado".
Não havia qualquer impedimento judicial para o contacto entre mãe e filha no período em que a criança esteve no hospital, "mantendo a mãe o direito de visita e tendo acompanhado a criança durante todo o internamento".
Para além do instrumento que é a pulseira, o hospital tem também sistema de videovigilância, que, segundo a mesma fonte explicou ao Notícias ao Minuto, estava a funcionar.
Foi aberto um inquérito interno, assim como o caso foi comunicado à Polícia de Segurança Pública.
Leia Também: Polícia salva "bebé inanimado" em Loures. "Não apresentava sinais vitais"













