Mãe de apresentadora de TV dos EUA continua desaparecida: O que se sabe
- 04/02/2026
Já se passaram quatro dias desde que Nancy Guthrie, mãe da apresentadora da NBC, Savannah Guthrie, desapareceu a meio da noite da sua casa, perto de Tucson, no estado norte-americano do Arizona. As autoridades acreditam que foi "levada contra a sua vontade".
Ainda esta quarta-feira, assumiram que não têm nenhum suspeito no alegado sequestro, enquanto apelavam também a que a desinformação que circulava online sobre o desaparecimento da jornalista de 84 anos fosse contida.
Desde que o desaparecimento foi tornado público que têm vindo a espalhar-se rumores nas redes sociais e noutros sites sobre possíveis suspeitos, motivações e provas encontradas na casa (que é considerada uma cena de crime pelas autoridades).
As autoridades urgem que seja encontrada rapidamente, porque está sem a medicação essencial que toma diariamente.
Mas o que se sabe sobre o desaparecimento?
Nancy foi vista pela última vez em casa, na noite de sábado, dia 31 de janeiro, em sua casa em Catalina Foothills, um bairro rico a cerca de 10 km a nordeste de Tucson, quando membros da família a deixaram por volta das 21h30 (hora local).
O alarme soou na manhã de domingo, quando membros da igreja que costuma frequentar perceberam que estava desaparecida e avisaram a família. Após a família ligar para o número de emergência, as autoridades iniciaram uma busca que incluiu voluntários e agentes federais da Patrulha da Fronteira, e que se estendeu por toda a noite.
Pouco depois, detetives da divisão de homicídios foram também à residência, descreveu o xerife do condado de Pima, Chris Nanos, que tem vindo a acompanhar a investigação citado pelos meios locais. Ao chegar, a polícia deparou-se com o que descreveram ser uma cena que motivou "grave preocupação". Mas Nanos não detalhou o que encontraram.
Na segunda-feira, as buscas foram suspensas e a casa classificada como cena de crime. Embora inicialmente não houvesse indícios de que Nancy Guthrie pudesse ter sido um alvo por causa do seu nome, o xerife afirmou que as autoridades não podem "descartar essa possibilidade".
No dia seguinte, terça-feira, o xerife referiu numa conferência de imprensa que a polícia acreditava que Nancy tinha sido "levada de casa contra a sua vontade".
Afirmou ainda que as provas recolhidas na casa foram enviadas para análise laboratorial. Mas, até ao momento, os resultados dos exames e outras provas não levaram as autoridades a um possível suspeito, nem a revelar se consideram que há mais do que uma pessoa envolvida no crime.
Numa publicação na página do Facebook do departamento do Xerife do Condado de Pima, o departamento esclareceu ainda estar "ciente dos relatos que circulam sobre possíveis bilhetes de resgate" e que o departamento tinha recebido uma cópia de um bilhete de resgate, estando a trabalhar com o FBI para autenticá-lo, mas sem oferecer mais detalhes.
A mulher foi descrita como "não estando em boa saúde física", mas sem apresentar problemas cognitivos relatados.
As autoridades instaram ainda o público a ligar para o departamento do xerife com qualquer informação ou dica, incentivadas por uma recompensa de 2.500 dólares (cerca de 2.100 euros).
"Trá-la para casa"
A filha e apresentadora de televisão da NBC, Savannah Guthrie, que estava previsto que apresentasse a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, acabou por viajar para Tucson logo depois de saber do desaparecimento da mãe, e pede agora pede orações para sua família.
O programa "Today", que apresenta, começou na segunda-feira com uma declaração sua, que dizia: "Em nome da nossa família, quero agradecer a todos pelas mensagens de apoio, orações e pensamentos positivos. No momento, o nosso foco continua a ser o regresso seguro da nossa querida mãe."
Mais tarde, através do Instagram escreveu também: "Acreditamos em orações. Acreditamos nas vozes que se unem pelo amor, pela esperança. Acreditamos em Deus e acreditamos na humanidade. Acreditamos Nele. Trá-la para casa".
Leia Também: Mãe de apresentadora de TV terá sido raptada enquanto dormia













