Madeira pede ao Governo para desbloquear pagamento do subsídio de mobilidade

  • 02/01/2026

Em comunicado, o Governo Regional explica que remeteu um ofício ao secretário de Estado das Infraestruturas, no qual sublinha "a necessidade urgente de clarificação desta situação, defendendo a publicação imediata do novo Decreto-Lei e das respetivas portarias".

 

O executivo, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, exige a reposição sem interrupções do pagamento do subsídio social de mobilidade (SSM) e destaca a importância de manter as regras em vigor até 31 de dezembro de 2025 para todos os bilhetes emitidos até à data de entrada em vigor das novas normas.

De acordo com o Governo Regional, a suspensão do pagamento do SSM foi confirmada esta manhã e "originou, de imediato, protestos justificados por parte de um número crescente de cidadãos beneficiários, confrontados com a impossibilidade de aceder ao reembolso a que têm direito".

Os CTT aguardam a entrada em vigor do decreto-lei que procede à atualização do Decreto-Lei n.º 37-A/2025, de 24 de março; da portaria que altera e atualiza a Portaria n.º 138/2025/1, de 28 de março, nomeadamente no que respeita às regras de pagamento do SSM, e da portaria que regula o funcionamento da plataforma eletrónica prevista na legislação.

A publicação dos diplomas estava prevista para 01 de janeiro, mas ainda não ocorreu.

No ofício enviado ao secretário de Estado das Infraestruturas, o executivo madeirense considera, também, indispensável a criação de um prazo adicional de pagamento correspondente aos dias em que o serviço dos CTT esteve indisponível, de modo a assegurar condições de igualdade no acesso ao subsídio e evitar "penalizações injustas" para os cidadãos.

"O Governo Regional da Madeira apela, assim, às melhores diligências do Governo da República para que seja garantido o pagamento do subsídio social de mobilidade a todos os beneficiários, salvaguardando o direito fundamental à mobilidade dentro do território nacional, que não pode ficar condicionado por interrupções de natureza legislativa", sublinha.

O SSM garante passagens aéreas entre a Madeira e continente (ida e volta) a 79 euros para residentes e 59 euros para estudantes, mas implica o pagamento do bilhete na totalidade, até ao teto máximo de 400 euros, valor que por vezes é ultrapassado pelas companhias, sendo que o reembolso é processado após a viagem.

Suspensão do Subsídio de Mobilidade será ultrapassada em poucos dias

Suspensão do Subsídio de Mobilidade será ultrapassada em poucos dias

O Governo assegurou hoje que a suspensão do pagamento do Subsídio Social de Mobilidade (SSM) para os residentes nos Açores e na Madeira "é apenas temporária" e previu que deverá ser ultrapassada em poucos dias.

Lusa | 19:41 - 02/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2912823/madeira-pede-ao-governo-para-desbloquear-pagamento-do-subsidio-de-mobilidade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes