Madeira: Novo processo de recuperação do tempo de serviço dos professores

  • 03/02/2026

"Felizmente, hoje, assistimos a alguma abertura para irmos além daquilo que nos tinha sido [inicialmente] apresentado, nomeadamente em termos de uma reivindicação dos professores que é muito importante, que já vem de 2008, que é a recuperação dos anos que perderam nas transições entre carreiras", disse o presidente do sindicato, Francisco Oliveira, explicando que foram anos de serviço prestado mas não contabilizado para efeitos de progressão.

 

O sindicalista falava no Funchal, após uma reunião com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Elsa Fernandes, que hoje recebeu também delegações do Sindicato Democrático dos Professores da Madeira (SDPM) e do Sindicato Independente de Professores e Educadores (SITE).

Em causa está a negociação de três diplomas propostos pelo Governo Regional (PSD/CDS-PP) -- dois decretos legislativos e uma portaria --, relacionados com a recuperação do tempo de serviço, o regime jurídico dos concursos e a mobilidade de docentes.

Os três sindicatos manifestaram-se satisfeitos, em termos gerais, com as propostas do executivo, considerando positiva a intenção de alargar a recuperação do tempo de serviço aos docentes oriundos do continente e dos Açores, bem como dos que transitaram do setor privado para o público.

O processo de recuperação do tempo de serviço dos professores do setor público que sempre exerceram a atividade na região já está concluído, faltando apenas os anos referentes às transições entre carreiras.

Os sindicatos destacam também a redução do tempo necessário para a vinculação efetiva dos docentes, que passa de cinco para três anos.

A portaria referente à mobilidade é também consensual entre as estruturas sindicais.

"Ainda temos algumas reivindicações, mas a recuperação do tempo de serviço do privado e a vinculação com três anos são extremamente positivas", disse a representante do SITE, Sandra Nogueira.

Já o vice-presidente do SDPM, José Nunes, considerou que 90% das reivindicações da estrutura foram acolhidas pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.

"Não saímos totalmente satisfeitos, mas saudamos ter havido abertura para uma verdadeira negociação", afirmou, por seu lado, o presidente do SPM, Francisco Oliveira.

O sindicalista explicou que, em relação ao tempo de serviço perdido nas transições entre carreiras, a secretária regional se comprometeu a apresentar um diploma específico para a sua recuperação no decurso deste ano.

"Isto para nós é um avanço extraordinário", sublinhou.

Leia Também: Funchal prolonga avisos de ondulação forte até às 18h00 de quarta-feira

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2932259/madeira-novo-processo-de-recuperacao-do-tempo-de-servico-dos-professores#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes