Madalena, Lajes do Pico e Santa Cruz da Graciosa fecham vias na orla costeira
- 26/01/2026
A Câmara Municipal da Madalena encerrou a circulação automóvel, a partir de hoje, no acesso ao porto da Madalena, Cais do Mourato, Barca, Areia Larga e Lajido da Criação Velha.
À população em geral a autarquia aconselhou "que sejam evitados passeios junto à costa, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, devendo manter-se uma atitude vigilante e ter presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".
Também o município das Lajes do Pico determinou "o encerramento temporário ao trânsito do troço de estrada compreendido entre o Largo do Calhau da Piedade e o Caminho do Poço" das 14:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de hoje às 08:00 de quarta-feira.
"A presente medida, de natureza preventiva, fundamenta-se no risco elevado para a segurança das pessoas e bens, decorrente da forte agitação marítima a que aquele troço se encontra exposto", justificou.
Segundo a autarquia, a medida vigora durante o período de vigência dos avisos vermelho e laranja emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ou "até que estejam restabelecidas as condições de segurança, após avaliação pelos serviços competentes".
O município solicitou à população "a máxima compreensão e colaboração, recomendando-se o cumprimento da sinalização instalada e das indicações das autoridades".
No terceiro município da ilha do Pico, São Roque do Pico, não foram fechadas vias rodoviárias, mas a autarquia recomendou o reforço da amarração e verificação das condições de segurança das embarcações atracadas ou varadas e, à população em geral, pede que "não desenvolva atividades junto à orla marítima" e adote "uma atitude de permanente vigilância".
Na ilha Graciosa, o único município existente, Santa Cruz da Graciosa, decidiu encerrar ao trânsito, entre as 23:00 locais de hoje e as 20:00 de terça-feira, as ruas Conselheiro Pedro Roberto Dias da Silva e do Degredo (até ao Pavilhão Desportivo Municipal).
A Câmara de Sanra Cruz da Graciosa também proíbe o estacionamento de veículos no parque de estacionamento do Largo Vasco da Gama, até às 17:00 de quarta-feira.
Em causa está a influência da depressão Joseph, que está de passagem pelos Açores, motivando mau tempo também na Madeira e no continente.
O IPMA elevou para vermelho o aviso para as ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores por causa da agitação marítima, com previsões de ondas até 10 metros de altura.
Num comunicado emitido no domingo à noite, o IPMA colocou o grupo Ocidental (Flores e Corvo) sob aviso vermelho (o mais grave de uma escala de três) entre as 20:00 locais (21:00 em Lisboa) de segunda-feira e as 18:00 de terça-feira, devido à agitação marítima, com "ondas de noroeste até 10 metros de altura significativa e altura máxima até 19 metros".
Para o grupo Central do arquipélago (Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial) foi também emitido aviso vermelho, referente a agitação marítima, entre as 03:00 e as 20:00 de terça-feira, devido às previsões de "ondas de noroeste até 10 metros de altura significativa e 19 metros de altura máxima".
O aviso vermelho é emitido sempre que existem situações extremas.
Outros avisos laranja (o segundo nível) e amarelo (o menos grave) estão em vigor nas ilhas.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Marinha e Força Aérea fazem exercício de salvamento nos Açores













