Macron e Barzani apelam à "desescalada imediata" e cessar-fogo na Síria
- 17/01/2026
Mácron e Barzani, que falaram hoje ao telefone, "apelaram a todas as partes para uma desescalada imediata e um cessar-fogo permanente" e pediram "a retoma das discussões sobre a integração das Forças Democráticas Sírias (FDS, na sua maioria curdas) no Estado sírio, conforme o acordo de 10 de março de 2025", que visa a integração das forças curdas na administração central, mas cuja implementação está estagnada.
Os dois interlocutores sublinharam, ainda, que era "da inteira responsabilidade das autoridades sírias garantir a proteção" das populações civis, segundo a presidência francesa.
As FDS relataram hoje combates violentos com o exército sírio.
Estas forças acusaram o Governo sírio de ter "traído" um acordo entre as duas partes sobre a retirada das forças curdas de partes do norte do país e deram nota de combates violentos com o exército da Síria.
Em comunicado, as Forças Democráticas Sírias afirmam que as forças governamentais "violaram os últimos acordos" e apontam para "combates violentos em curso" e bombardeamentos contra a província de Raqqa, controlada pelos curdos.
Leia Também: Enviado dos EUA para Síria e chefe das forças curdas reúnem-se no Iraque













