Macron defende necessidade de garantir um exército ucraniano forte

  • 25/11/2025

O chefe de Estado francês disse no final de uma reunião com os países aliados de Kyiv, a chamada "Coligação dos Dispostos", que hoje decorreu por videoconferência, que a paz pode ser mantida "dissuadindo qualquer nova agressão", sublinhando que para tal é necessário "um exército ucraniano forte".

 

"As discussões em Genebra mostraram que não deve haver limites para o exército ucraniano. Planeámos tudo o que é necessário para o fazer", disse, referindo-se às negociações que decorreram durante o passado fim de semana entre europeus, norte-americanos e ucranianos na cidade suíça.

Um dos pontos do plano de paz para a Ucrânia do Presidente norte-americano, Donald Trump, estipulava a redução do número de soldados ucranianos para 600.000 efetivos, em vez dos mais de 800.000 atuais.

"Hoje, a Rússia não deseja claramente um cessar-fogo", defendeu ainda Macron, acrescentando que Moscovo também não mostrou "vontade de discutir" o projeto de plano norte-americano, alterado após as negociações em Genebra.

O Presidente francês apelou a uma "pressão contínua" sobre a Rússia para negociar, acrescentando que uma solução para "garantir o financiamento" da Ucrânia com base nos ativos russos congelados será "finalizada nos próximos dias".

Estes ativos congelados são "extremamente importantes" e "também um meio de pressão" sobre a Rússia, salientou Macron.

"Vamos finalizar nos próximos dias, em coordenação com todos os países europeus mais afetados e, obviamente, com a União Europeia e a Comissão Europeia, uma solução que permita assegurar o financiamento, dar visibilidade à Ucrânia, mas manter esta pressão", acrescentou.

Estas declarações surgem numa altura em que se procura novamente uma solução negociada para o conflito, na sequência da publicação de um plano dos Estados Unidos que tem sido objeto de negociações nos últimos dias.

Em Genebra, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio tinha-se manifestado "muito otimista" sobre a possibilidade de concluir "muito rapidamente" um acordo sobre a Ucrânia.

"Os pontos que permanecem em aberto não são intransponíveis", afirmou o chefe da diplomacia norte-americana sobre as conversações de domingo.

Na reunião de hoje, copresidida pelo Presidente francês e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, participaram vários líderes europeus, incluindo o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, e o secretário-geral da NATO, Mark Rutte.

Leia Também: Plano de paz? "Finalmente uma oportunidade para fazer progressos reais"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2894543/macron-defende-necessidade-de-garantir-um-exercito-ucraniano-forte#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes