Macron apela a reequilíbrio nas relações económicas com a China

  • 17/12/2025

Num artigo de opinião publicado hoje no jornal britânico Financial Times, Macron sublinha que o excedente comercial da China com o resto do mundo atingiu já um bilião de dólares (850 milhões de euros), e que o desequilíbrio com a UE duplicou na última década, ascendendo a 300 mil milhões de euros.

 

"Esta situação não é sustentável, nem para a Europa, nem para a China", observa.

O chefe de Estado francês reconhece que a atual vaga de exportações chinesas para o mercado europeu se deve, em parte, às tarifas impostas pelos Estados Unidos e ao fraco consumo interno na China. No entanto, afirma que "responder com tarifas e quotas seria uma solução não cooperativa".

Macron apela antes a uma abordagem coordenada que passe por três frentes: reforçar a competitividade europeia, mobilizar a poupança para investimento interno e incentivar reformas estruturais na economia chinesa.

"O primeiro passo da Europa deve ser implementar uma nova agenda económica baseada na competitividade, inovação e proteção", defende.

Entre as prioridades, destacou a conclusão do mercado interno nos setores da energia, saúde e digital, investimentos em investigação disruptiva e tecnologias com elevado potencial de crescimento, e uma estratégia clara de redução dos riscos nas cadeias críticas de matérias-primas e tecnologias.

Macron defendeu também o direito da Europa a adotar uma "preferência europeia" para apoiar setores estratégicos como o automóvel, energia, saúde e tecnologia, desde que em conformidade com as regras internacionais. "Proteger contra a concorrência desleal é a base da resiliência", sustenta.

Quanto ao financiamento desta transformação, o Presidente francês propõe canalizar parte dos cerca de 30 biliões de euros em poupança acumulada na UE -- dos quais 300 mil milhões são investidos anualmente no estrangeiro -- para empresas europeias. "Está na hora de nós, europeus, assumirmos o risco de investir nas nossas próprias empresas", defende.

Para isso, propõe simplificação regulatória, maior integração dos mercados financeiros e a implementação de uma União de Poupança e Investimento. Defende ainda o reforço do papel internacional do euro, através da introdução de um euro digital e da emissão de ativos líquidos para financiar a defesa e a inovação tecnológica.

Macron sublinha, porém, que também a China tem responsabilidades. "Pequim precisa de corrigir os seus desequilíbrios internos", afirma, defendendo uma política fiscal mais favorável ao consumo e à transição para uma economia de serviços.

O Presidente francês apela ainda a um reequilíbrio nos fluxos de investimento direto estrangeiro (IDE), recordando que a UE investiu cerca de 240 mil milhões de euros na China, enquanto o investimento chinês na Europa ficou abaixo dos 65 mil milhões.

"A Europa deve continuar aberta ao investimento chinês nos setores onde a China lidera, desde que isso contribua para o emprego, inovação e partilha tecnológica", escreve.

Macron reitera o apelo a um quadro de cooperação económica entre UE, China e EUA, advertindo que, na ausência de progressos, a Europa terá de recorrer a "medidas mais firmes".

"Prefiro a cooperação. Mas, se necessário, defenderei o uso de medidas protecionistas", avisa, acrescentando que a presidência francesa do G7, no próximo ano, colocará o reequilíbrio das assimetrias globais no topo da agenda.

"Acredito que, se tivermos verdadeiramente em conta as necessidades e interesses de cada um, podemos construir uma agenda macroeconómica internacional que beneficie a todos", afirma.

Leia Também: "Nojentas"? Porta-voz do governo francês pede: "Deixem a Brigitte em paz"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2905605/macron-apela-a-reequilibrio-nas-relacoes-economicas-com-a-china#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes