Macron anuncia serviço militar já "no próximo verão". Será "voluntário"

  • 27/11/2025

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta quinta-feira a criação de um novo serviço militar no país, que será implementado "a partir do próximo verão". 

 

Num discurso, na 27ª Brigada de Infantaria de Montanha, em Isère, Macron explicou que "o serviço nacional envolverá apenas voluntários, e o grupo principal será composto por jovens de 18 e 19 anos".

"Este serviço persegue três objetivos específicos: fortalecer o pacto entre a nossa nação e o nosso exército, reforçar a capacidade de resistência da nossa nação e consolidar a formação dos nossos jovens", afirmou, citado pelo Le Monde.

O presidente francês reconheceu que, apesar de apoiar "um serviço nacional universal", a "aceleração das crises e o agravamento das ameaças" fizeram com que fosse proposto um "serviço nacional puramente militar que, sem ser universal, possa envolver toda uma geração".

No entanto, o parlamento francês poderá, "em circunstâncias excecionais", autorizar o recrutamento de jovens, além dos voluntários, e "nesse caso, "o serviço nacional tornar-se-á obrigatório", explicou Macron.

Explicando que o serviço nacional só terá significado "se for em grande escala", Macron estimou que haja três mil jovens inscritos no verão de 2026 e que o número aumente gradualmente até atingir 10 mil em 2030.

"A minha ambição para França é alcançar 50 mil jovens até 2035", acrescentou, frisando que o número "será ajustado de acordo com a evolução da ameaça".

Jovens servirão durante 10 meses "apenas em território nacional"

Segundo Macron, o serviço nacional militar durará 10 meses, "o que corresponde a um ano sabático". O serviço começará com um "curso inicial de formação de um mês", seguido de "nove meses numa unidade militar onde irão desempenhar as mesmas missões que o exército ativo em território nacional".

"Os nossos jovens, digo isto claramente, servirão em território nacional e apenas em território nacional, ou seja, na França metropolitana e nos nossos territórios ultramarinos. O serviço nacional é o território nacional. Este compromisso será incentivado e valorizado", explicou o presidente francês.

Para Macron, cumprir o serviço militar será "um grande trunfo" para a vida profissional dos jovens, que poderão continuar a estudar ou ingressar na vida profissional civil. 

"Receberão apoio das Forças Armadas, caso procurem emprego. Aqueles que desejarem poderão ingressar no exército ativo por meio do alistamento, e a experiência adquirida será valorizada", afirmou.

"Desta forma, as nossas Forças Armadas beneficiarão de jovens franceses, homens e mulheres, cujas motivações foram identificadas, o seu compromisso testado e as suas habilidades aprimoradas. Este é um grande trunfo: militar, moral, cívico e republicano. É um ato de confiança na nossa juventude", acrescentou.

Serviço militar inclui 800 euros mensais, alojamento e alimentação

O Palácio do Eliseu anunciou que os voluntários receberão um mínimo de 800 euros por mês, além de alojamento, alimentação e equipamento.

Já o Exército francês anunciou que o alistamento para o serviço militar terá início a 12 de janeiro de 2026, confirmando que os candidatos aprovados receberão um salário mensal de aproximadamente 800 euros brutos, sem contar bónus.

Além das condições apresentadas pelo Palácio do Eliseu, o exército indicou que os voluntários terão um desconto de 75% nos bilhetes da Société Nationale des Chemins de fer Français, a empresa ferroviária nacional e estatal da França.

Leia Também: Macron garante que EUA assumiram compromisso de participar em força de paz

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2895542/macron-anuncia-servico-militar-ja-no-proximo-verao-sera-voluntario#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes