Machado pede que se passe das "palavras à ação" para mudar a Venezuela

  • 14/02/2026

"Certamente, vários países têm-se mostrado muito ativos na denúncia dos crimes contra a humanidade e das redes de corrupção que operam na Venezuela. Hoje, acreditamos que precisamos de muito mais do que isso, porque precisamos, como já disse, de passar das palavras à ação", afirmou Machado durante uma entrevista na Conferência de Segurança de Munique, realizada este fim de semana na capital bávara.

 

Em concreto, Machado defendeu o "bloqueio do fluxo de dinheiro" que o Governo venezuelano utiliza "para a repressão, corrupção e aumento das atividades criminosas".

"Precisamos de bloquear estes fluxos. Precisamos de apoiar medidas objetivas contra os grupos que atualmente controlam a repressão na Venezuela", argumentou. Ela estima que 20.000 pessoas foram detidas por motivos políticos durante os governos de Maduro e Hugo Chávez, mais de 11.000 foram executadas e 2.000 torturadas.

A líder da oposição defendeu a necessidade de "isolar" as elites do Governo venezuelano e também de isolar "a penetração extra-hemisférica na Venezuela, que também foi identificada", acrescentou, referindo-se à colaboração de Caracas com países como o Irão e a Rússia.

Machado realçou que a atual presidente interina, Delcy Rodríguez, "é parte essencial do cartel". "Ela foi a arquiteta e supervisiona o sistema de tortura e a estrutura repressiva, e é a principal ligação à Rússia, ao Irão, a Cuba e outros. Toda a gente sabe disso", alertou. "Todos sabemos que isto não é sustentável. Todos sabemos que esta é uma fase em que o restauro está em curso", sublinhou.

Neste caminho para a mudança política, "precisamos de libertar as Forças Armadas venezuelanas deste grupo, composto por alguns milhares de indivíduos". "Apenas alguns milhares de indivíduos altamente armados e treinados. Precisamos de os neutralizar e isolar", afirmou.

"Há anos que denunciamos e demonstramos ao mundo a extensão dos crimes cometidos na Venezuela", indicou, contrastando esta situação com a "ação decisiva do governo sob a liderança do Presidente Trump".

Machado enfatizou que "o único país que arriscou a vida de alguns dos seus cidadãos pela liberdade da Venezuela foram os Estados Unidos".

"Por isso, estamos muito gratos, porque o que aconteceu no dia 03 de janeiro abriu definitivamente o caminho para uma transição para a democracia", observou, referindo-se à incursão militar em que o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foi preso.

Foi a razão porque entregou a medalha do Prémio Nobel da Paz a Trump. "Acredito que é justo e representa o sentimento, a profunda gratidão do povo venezuelano, não apenas pelo que foi feito, mas pelo que acreditamos e confiamos que acontecerá muito em breve na Venezuela", argumentou.

Leia Também: Corina Machado quer voltar ao país apesar da detenção de opositor aliado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2939711/machado-pede-que-se-passe-das-palavras-a-acao-para-mudar-a-venezuela#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes