Macau quer criar mecanismo para facilitar comércio sino-lusófono

  • 19/11/2025

Durante a discussão das Linhas de Ação Governativa para 2026, no parlamento local, Sam destacou como prioridade "a promoção da troca recíproca do renmimbi", a moeda da China continental, com os mercados lusófonos.

 

O chefe do executivo de Macau recordou que, em maio, os bancos centrais da China e do Brasil assinaram um memorando de cooperação estratégica financeira e renovaram um acordo bilateral de linhas de câmbio nas moedas locais.

"Através da utilização do renmimbi, criando um mecanismo permanente, pode dar mais conveniência ao uso do renmimbi" para o comércio entre a China e os países de língua portuguesa, defendeu Sam.

O Governo chinês tem procurado internacionalizar o renmimbi, moeda que não é inteiramente convertível em outras moedas. Pequim impõe um rígido controlo ao fluxo de capitais, sobretudo para fora do país.

Um mecanismo monetário, "incluindo os países de línguas portuguesa e espanhola", pode também encorajar o mercado de obrigações, defendeu o primeiro líder da região semiautónoma chinesa que fala português.

Sam sublinhou que o valor dos títulos de dívida emitidos em Macau já ultrapassou 100 mil milhões de patacas (86,4 mil milhões de euros). A maioria deste valor foi para emissões feitas pelas autoridades centrais ou locais chinesas.

Como tal, o chefe do executivo quer atrair os governos e as empresas dos países de línguas portuguesa e espanhola para emitirem dívida no mercado de obrigações de Macau.

Em janeiro, Henrietta Lau Hang Kun, dirigente da Autoridade Monetária de Macau, disse que os bancos centrais de Angola e Timor--Leste estavam interessados em emitir dívida pública na região, para atrair investidores da China continental.

Em maio de 2019, Portugal tornou-se o primeiro país da zona euro a emitir dívida na moeda chinesa, no valor de dois milhões de renmimbi (243,1 milhões de euros).

Sam Hou Fai disse hoje que o Governo de Macau já encarregou uma instituição financeira, cuja identidade não revelou, de analisar a possibilidade de usar a pataca digital no comércio sino-lusófono.

Em maio, o secretário para a Economia e Finanças, Anton Tai Kin Ip, tinha defendido que a pataca digital pode ser "um dos instrumentos de transação digitalizada para os países de língua portuguesa, para transações comerciais".

O protótipo do sistema da pataca digital de Macau (e-Mop) foi lançado em 12 de dezembro, com o apoio do banco central da China, a primeira grande economia do mundo a lançar uma moeda digital, o renmimbi digital ou e-CNY, em 2020.

Também hoje, Sam Hou Fai disse que um novo centro já está a operar na vizinha zona económica especial de Hengqin (ilha da Montanha) para promover os serviços económicos entre a China e os países lusófonos e hispânicos.

Desde "o início do corrente ano" que o Centro de Serviços Económicos e Comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa/Espanhola está a dar às empresas estrangeiras serviços "a nível jurídico e contabilístico", explicou Sam.

Leia Também: Macau proíbe importação de carne vinda do Porto devido à gripe aviária

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2890839/macau-quer-criar-mecanismo-para-facilitar-comercio-sino-lusofono#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes