MAAT, Padrão dos Descobrimentos e Castelo de S. Jorge encerrados

  • 07/02/2026

O Centro Cultural de Belém anunciou o cancelamento do Mercado de fevereiro, que costuma realizar-se ao ar livre, marcado para domingo.

 

Todas as outras valências, de acordo com fonte do CCB, mantêm-se em funcionamento, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC/CCB), a Fábrica das Artes e o centro de espetáculos, que no domingo acolhe "A História do Soldado", de Stravinsky, pela Orquestra das Beiras.

O MAAT, que na sexta-feira esteve encerrado por causa das condições meteorológicas, renovou hoje a decisão, ainda sem data de reabertura, segundo fonte do museu, em declarações à Lusa. O objetivo, garantiu, é reabrir portas "logo que possivel".

Para já, os responsáveis ficam atentos "às indicações das autoridades competentes e às alterações climáticas" e, "logo que se reúnam as condições", o museu será reaberto.

Este equipamento da Fundação EDP, localizado à beira Tejo, tinha anunciada, para esta tarde, uma conversa entre o seu diretor artístico, João Pinharanda, e o arquiteto Ricardo Carvalho, centrada na exposição "Detour", de Pedro Casqueiro, que foi cancelada.

Na vizinhança do MAAT, também o Padrão dos Descobrimentos se encontra encerrado hoje, por decisão da empresa municipal de gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC/Lisboa Cultura), "devido às condições atmosféricas adversas previstas", enquanto o Castelo de São Jorge foi encerrado "por razões de segurança".

O Castelo de S. Jorge é um dos monumentos sinalizados pelo Património Cultural - Instituto Público a carecer de intervenção por causa da queda de árvores durante a passagem da depressão Kristin.

Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o encerramento de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos, que irão beneficiar de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

A situação de calamidade em Portugal continental foi inicialmente decretada entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, tendo depois sido estendida até ao dia 08 para 68 concelhos, voltando a ser prolongada até 15 de fevereiro.

Leia Também: Caudais do Tejo estabilizados e mais de 100 vias condicionadas em Santarém

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2935004/maat-padrao-dos-descobrimentos-e-castelo-de-s-jorge-encerrados#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes