Lyon, de Paulo Fonseca, vence Brest e sobe ao quarto lugar
- 18/01/2026
O checo Pavel Suc deu a vantagem ao Lyon aos 41 minutos, na sequência de uma assistência do português Afonso Moreira -- Matthias da Silva e Mathys Carvalho não saíram do banco -, e o brasileiro Abner Viniciu elevou para 2-0, aos 45+1.
O Brest, reduzido a 10 aos 19 minutos com a expulsão de Romani del Castillo, ainda reduziu pelo camaronês Dina Ebimbe (2-1), aos 87 minutos, estabelecendo o resultado final.
Com o sexto triunfo consecutivo em todas as provas, o Lyon subiu ao quarto posto, com 33 pontos, ultrapassando o Lille, que perdeu no sábado com o Paris Saint-Germain (3-0), a 10 do líder Lens.
O Brest, que vinha de um ciclo positivo de quatro vitórias nos últimos cinco jogos na liga gaulesa, segue na 11.ª posição, entre Angers (10.º) e Lorient (12.º), todos com os mesmos 22 pontos.
O Rennes marcou passo na luta pelas provas da UEFA, ao empatar 1-1 na receção ao Le Havre, com um golo do suíço Breel Embolo, aos 86 minutos, depois dos visitantes terem chegado à vantagem pelo também suíço Felix Mambinbi, aos 69.
O emblema bretão, que falhou a ultrapassagem ao Lille (4.º, com 32 pontos), segue na sexta posição, com 31, a 12 do líder Lens e em lugar de acesso à Liga Europa, enquanto o Le Havre ocupa o 14.º posto, com 19.
O Estrasburgo venceu em casa por 2-1 o lanterna-vermelha Metz, do português Rafael Luís, que não saiu do banco, com golos do belga Diego Moreira (1-0), aos 12 minutos, e do costa-marfinense Marital Godo (2-1), aos 43.
O Metz, que somou a quinta derrota nos últimos seis jogos no campeonato gaulês, ainda empatou por Gauthier Hein (1-1), aos 24 minutos, de um penálti, mas não conseguiu evitar a derrota.
Com o regresso às vitórias após dois empates e três derrotas, o Estrasburgo segue em sétimo, com 27 pontos, à espreita dos lugares de acesso às provas da UEFA, enquanto o Metz é 18.º e último, com 12.
O Paris FC, depois da proeza de eliminar o Paris Saint-Germain da Taça de França, venceu por 2-1 em casa do Nantes, do guarda-redes português Anthony Lopes, no regresso aos triunfos no campeonato após un cilco de quatro derrotas e dois empates.
O argelino Ilan Kebbal colocou o Paris FC a vencer logo aos seis minutos, Matthis Abline empatou a 1-1 para o Nantes, aos 50, mas o italiano Luca Kolesosho marcou o 2-1 para o emblema da capital francesa aos 78, sentenciando o encontro.
O Paris FC segue na 13.ª posição, com 19 pontos, enquanto o Nantes, que somou apenas uma vitória nos últimos nove jogos, ocupa o 16.º lugar, que dá acesso ao 'play-off' de permanência, com 14 pontos, dois acima da linha virtual de despromoção.














