Luz voltou ao Juncal, onde gerador tornou Café Central no ponto de encontro

  • 03/02/2026

"Foi voltar aos tempos antigos", resumiu à Lusa João Pires, de 24 anos e funcionário do Café Central, recordando com um sorriso a semana em que o estabelecimento se transformou no espaço onde muitos procuraram carregar o telemóvel ou saber informações sobre o que se passava fora do Juncal.

 

Localizada no distrito de Leiria, o Juncal foi uma das localidades que ficou, na madrugada de 28 de janeiro, sem eletricidade e comunicações devido à passagem da depressão Kristin, restabelecidas com falhas desde segunda-feira.

O regresso da luz permitiu ao proprietário do Talho Gigas, Carlos Valinho, reabrir hoje de manhã o estabelecimento, ainda que com bastante menos carne do que a que tinha.

A maioria estragou-se por ter deixado de estar refrigerada e, com as comunicações ainda intermitentes, não conseguiu encomendar nova, contou à Lusa pelas 11:45, pouco depois de vender meia dúzia de costeletas a um morador na povoação.

No total, estimou, os prejuízos atingiram os 10 mil euros, depois de um mês que já tinha começado com uma arca estragada.

A confiança de que fevereiro será melhor é, contudo, ensombrada pela preocupação com o facto de muitas fábricas estarem fechadas, o que, acredita, poderá originar atrasos nos ordenados dos trabalhadores da região.

"O consumo vai ressentir-se", defendeu o talhante de 46 anos, numa opinião que não é consensual.

Umas horas mais tarde, num cabeleireiro próximo, Ana Paula Branco, de 56 anos, atendeu já várias clientes no regresso após a passagem da depressão Kristin e crê que estas não deixarão de voltar em breve.

Pelas 17h00, foi, porém, obrigada a fazer mais uma pausa, depois de a eletricidade ter voltado a falhar.

Na Retrosaria Irene, a proprietária, Irene Martins, não deixa de trabalhar mesmo às escuras, ainda que, na última semana, o negócio tenha estado parado.

"As pessoas não podem levantar dinheiro", justificou a lojista de 62 anos, a poucos metros de uma caixa multibanco desligada, sem saber ainda o que esperar quando a normalidade for retomada.

Por agora, o que preocupa mesmo Irene Martins é a passagem da depressão Leonardo, entre hoje e quinta-feira.

"Tenho um 'bocadico' de receio", desabafou.

Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Rulotes de rodas no ar e casas pré-fabricadas a voar em parques de campismo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2932275/luz-voltou-ao-juncal-onde-gerador-tornou-cafe-central-no-ponto-de-encontro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes