"Lutador de jiu-jitsu" dá "palmadas no capô" e empurra PSP. Acaba detido
- 22/01/2026
Um homem de 33 anos foi detido pelo Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), através da 5.ª Divisão Policial, no dia 17 de janeiro, na freguesia das Avenidas Novas. Em causa está um crime de resistência e coação sobre funcionário - tendo o suspeito, ao ser abordado, ameaçado agentes e afirmado "ser lutador de jiu-jitsu".
"Considerando a existência de uma comunicação de individuo agressivo a deambular e a ameaçar pessoas", o indivíduo foi interpelado pelos polícias, "no sentido de se proceder à sua identificação", e adotou "de imediato uma postura agressiva", explica a PSP em comunicado hoje enviado às redações.
"Numa primeira instância", o suspeito colocou-se "à frente da viatura policial, desferindo palmadas no capô". Reiterando a "postura agressiva", é ainda explicitado, "afirmou ser lutador de jiu-jitsu, ao mesmo tempo que ameaçava os Policias", tendo empurrado os agentes - "que foram projetados ao solo".
Foi-lhe, então, dada voz de detenção, "tendo novamente resistido e, em ato contínuo, encetado fuga", sendo "posteriormente intercetado e manietado com o auxílio de reforços policiais, considerando a sua notória resistência, capacidade física e possuidor de competências de desportos de luta".
"Foram também provocados danos no fardamento e equipamento policial dos policias", vinca-se.
O detido recolheu às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa para ser presente à Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial.
Leia Também: Homem com "conhecimentos de artes marciais" agrediu PSP. Acabou detido













