Lula garante que Jair Bolsonaro "cumprirá a pena determinada pela Justiça"

  • 23/11/2025

"Em primeiro lugar, não comento a decisão do Supremo Tribunal. A Justiça tomou uma decisão. Ele foi julgado, tinha todo o direito à presunção de inocência", afirmou Lula numa conferência de imprensa após o encerramento da Cimeira de Líderes do G20, que decorreu no fim de semana naquela cidade sul-africana.

 

E acrescentou: "Foram praticamente dois anos e meio de investigação, de negociação de acusações, de julgamento. Em outras palavras, a Justiça decidiu, está decidido. Ele cumprirá a pena que a Justiça determinou, e todo o mundo sabe o que ele fez. Portanto, não tenho mais comentários a fazer".

O Presidente do Brasil também reagiu ao comentário do presidente dos EUA, Donald Trump, que classificou a prisão de Bolsonaro como "muito má" e minimizou o impacto desses factos nas relações entre o Brasil e os Estados Unidos.

"Acho que não tem nada a ver. Trump tem de perceber que somos um país soberano e que a nossa Justiça decide. E o que é decidido aqui, está decidido", concluiu Lula.

Bolsonaro foi detido preventivamente no sábado por risco "concreto" de fuga e "ameaça à ordem pública", na véspera de começar a cumprir a pena de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

O líder de extrema-direita no Brasil estava em prisão domiciliária há quase quatro meses, mas na madrugada do sábado os agentes prenderam-no e levaram-no, sem algemas e sem a presença da imprensa, para a sede da Polícia Federal em Brasília.

O ex-presidente aguardava na sua residência em Brasília que o Supremo Tribunal Federal ordenasse a execução da sentença que o declarou culpado de "liderar" um golpe após perder as eleições de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva.

No início do mês, a Primeira Câmara do Supremo Tribunal Federal rejeitou por unanimidade os primeiros recursos de apelação, o que significava que o cumprimento da pena estava próximo.

No entanto, o juiz Alexandre de Moraes, relator do processo, antecipou-se a esse momento e decretou a sua prisão num dia pouco habitual, um sábado.

Segundo a imprensa brasileira, Bolsonaro (que foi presidente entre 2019 e 2023) ficará detido numa sala especial de cerca de 12 metros quadrados, equipada com cama, casa de banho privativa, janela, televisão, ar condicionado e um pequeno frigorífico.

Leia Também: Lula "muito preocupado" com a presença militar dos EUA perto da Venezuela

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2893188/lula-garante-que-jair-bolsonaro-cumprira-a-pena-determinada-pela-justica#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes