Lula dirige-se a Trump: "Condenação de Bolsonaro não é caça às bruxas"

  • 14/09/2025

O presidente do Brasil, Lula da Silva, dirigiu-se ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump, e acusou os Estados Unidos de usarem as tarifas "para procurar a impunidade" de Jair Bolsonaro.

 

"O governo norte-americano está a usar as tarifas e a Lei Magnitsky para procurar a impunidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, que orquestrou uma tentativa falhada de golpe a 8 de janeiro de 2023, num esforço para subverter a vontade popular expressa nas urnas", acusou Lula da Silva num artigo de opinião publicado no The New York Times.

O presidente brasileiro refere-se às tarifas de 50% impostas a vários produtos brasileiros, que entraram em vigor no mês passado, antes de arrancar o julgamento de Jair Bolsonaro.

No artigo, Lula disse ter "orgulho" do Supremo Tribunal Federal (STF) "pela decisão histórica de quinta-feira", que levou à condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por vários crimes, incluindo golpe de Estado. 

"Não se tratou de uma 'caça às bruxas'", sublinhou, reagindo, assim, a comentários de Donald Trump sobre o julgamento de Bolsonaro.

Lula da Silva defendeu que a decisão do tribunal "foi o resultado de procedimentos conduzidos em conformidade com a Constituição Brasileira de 1988, promulgada após duas décadas de luta contra uma ditadura militar".

"Isto ocorreu após meses de investigações que revelaram planos para me assassinar a mim, ao vice-presidente e a um ministro do Supremo Tribunal. As autoridades descobriram também um projeto de decreto que teria efetivamente anulado os resultados das eleições de 2022", acrescentou.

O presidente brasileiro sublinhou ainda que, "quando os Estados Unidos viram as costas a uma relação com mais de 200 anos, como a que mantêm com o Brasil, todos perdem" e defendeu que "não existem diferenças ideológicas que impeçam dois governos de trabalharem em conjunto em áreas onde têm objetivos comuns".

"Presidente Trump, continuamos abertos a negociar tudo o que possa trazer benefícios mútuos. Mas a democracia e a soberania do Brasil não estão em causa", atirou.

Donald Trump denuncia "caça às bruxas" contra Jair Bolsonaro e compara com a sua própria situação

Na quinta-feira, Donald Trump afirmou que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro é "muito semelhante ao que tentaram fazer" consigo nos Estados Unidos.

"É muito surpreendente que isto tenha acontecido. É muito semelhante ao que tentaram fazer comigo", acusou Trump, em referência aos seus próprios problemas legais no passado, que tem classificado como "uma caça às bruxas", sugerindo motivações políticas e instrumentalização da Justiça pelo seu antecessor.

Trump diz que condenação de Bolsonaro é

Trump diz que condenação de Bolsonaro é "semelhante ao tentado" consigo

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que a condenação no Brasil do ex-presidente Jair Bolsonaro é "muito semelhante ao que tentaram fazer" consigo nos Estados Unidos. 

Lusa | 22:50 - 11/09/2025

Em julho, numa publicação na sua rede social, a Truth Social, Trump já tinha defendido que Bolsonaro era vítima de uma "caça as bruxas" e alvo de um tratamento injusto por parte das autoridades brasileiras. 

O republicano frisou que Bolsonaro "não é culpado de nada, exceto de lutar pelo seu povo" e caracterizou as ações legais contra o ex-líder brasileiro como "um ataque a um oponente político".   

Leia Também: Bolsonaro sai da prisão domiciliária para realizar procedimentos médicos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2853480/lula-dirige-se-a-trump-condenacao-de-bolsonaro-nao-e-caca-as-bruxas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes