Lula da Silva defende nova reforma fiscal antes das presidenciais de 2026

  • 01/12/2025

Esta reforma, proposta por Luiz Inácio Lula da Silva como candidato presidencial em 2022, será um elemento-chave nas eleições do próximo ano, às quais o líder progressista já anunciou a candidatura.

 

"Quem vive numa mansão, tem dinheiro no estrangeiro, coleciona carros importados, jatos privados e motas de água, paga dez vezes menos do que um professor, um polícia ou uma enfermeira", disse, no domingo Lula, numa transmissão em direto para todo o país através de meios de comunicação e redes sociais.

A nova lei, aprovada por unanimidade pela Câmara dos Deputados e pelo Senado na semana passada, com entrada em vigor prevista para janeiro de 2026, elimina o imposto sobre o rendimento para quem ganha até cinco mil reais por mês (806 euros) e aumenta a carga fiscal sobre os super-ricos.

Haverá também uma redução proporcional para quem recebe até 7.350 reais (1.185 euros), o que significa que, segundo o Governo, serão beneficiadas aproximadamente 25 milhões de pessoas.

De acordo com os cálculos da Receita Federal brasileira, uma pessoa que ganhe 4.800 reais (774 euros) por mês pagará cerca de 95% menos por ano, o que equivale praticamente a um salário mensal completo.

O líder progressista explicou que o alívio fiscal será compensado por um imposto sobre o rendimento de 10% para quem ganha mais de um milhão de reais por ano (161.200 euros), um grupo que representa apenas 0,1% da população brasileira.

Lula afirmou que a iniciativa procura combater a "injustiça fiscal" que, segundo ele, marca a história do país, em que os trabalhadores pagam até 27,5% em impostos, enquanto os mais ricos contribuem apenas com 2,5% em média.

"A mudança era necessária, e estamos a mudar", afirmou o chefe de Estado, num comunicado oficial.

O Presidente enfatizou que o novo modelo fiscal vai injetar cerca de 28 mil milhões de reais (4,51 mil milhões de euros) na economia do país em 2026, estimulando o consumo, o comércio e a criação de emprego.

Leia Também: Brasil "deu uma lição de democracia ao mundo" com prisão de Bolsonaro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2897447/lula-da-silva-defende-nova-reforma-fiscal-antes-das-presidenciais-de-2026#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes