Lukoil vende ativos no estrangeiro em resposta as sanções dos EUA

  • 27/10/2025

"Devido à introdução de medidas restritivas contra a empresa e as suas subsidiárias por parte de certos estados, a empresa anuncia a sua intenção de vender os seus ativos internacionais", afirmou a Lukoil em comunicado, acrescentando que o processo de concurso já começou.

 

As sanções envolvem o congelamento de todos os ativos da Rosneft e da congénere Lukoil nos Estados Unidos e a proibição de todas as empresas norte-americanas fazerem negócios com ambas, que representam 55% da produção petrolífera russa.

Rosneft e Lukoil foram também incluídas na lista de entidades sancionadas do SDN, um registo seguido por muitos países e temido no mundo dos negócios.

Após o cancelamento da cimeira russo-americana em Budapeste, devido à recusa de Moscovo em aceitar um cessar-fogo na Ucrânia, o Presidente norte-americano, Donald Trump, aprovou na semana passada sanções contra Lukoil e Rosneft.

O Presidente russo, Vladimir Putin, classificou-as como um "ato hostil", mas negou que elas tenham um impacto significativo na economia, ao que Trump respondeu: "Veremos em seis meses".

A imprensa apontou que a China e a Índia suspenderão as importações de petróleo russo por receio de sanções secundárias e o Banco Central russo já reduziu as previsões de crescimento para o último trimestre do ano.

O Governo russo advertiu no domingo Donald Trump de que a Rússia encontra sempre forma de se adaptar às restrições económicas ocidentais, após aprovação das primeiras sanções antirrussas do seu segundo mandato.

Moscovo "sempre encontra a forma" de se adaptar a sanções que procuram "pôr a Rússia de joelhos", disse Alexey Overchuk, vice-primeiro-ministro russo, à imprensa russa a partir de Kuala Lumpur.

Overchuk, que chefia a delegação russa na cimeira de líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), avisou que "com a Rússia não se pode falar numa linguagem de ameaças, de sanções".

"Por algum motivo, sempre tentam pôr-nos de joelhos, mas não aprendem que nunca o conseguiram e nunca o conseguirão", assegurou. 

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Os aliados de Kyiv também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

Leia Também: Relatório expõe interferência russa em protestos na Europa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2877970/lukoil-vende-ativos-no-estrangeiro-em-resposta-as-sancoes-dos-eua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes