Luis Suárez afina pontaria para o dérbi eterno diante do Benfica
- 01/12/2025
O Sporting está bem e recomenda-se. Os bicampeões nacionais golearam, na noite de domingo, o Estrela da Amadora em Alvalade num jogo em que serviu de aviso ao Benfica, adversário na jornada 13 do campeonato nacional.
A 'máquina' ofensiva continuou a carburar, não dando qualquer tipo de hipótese ao oponente. Em menos de um quarto de hora, os tricolores já tinham sofrido dois golos. Um de bola parada, por Eduardo Quaresma (7') e outro através da combinação rápida pelo corredor central. O 'vagabundo' Trincão entregou o primeiro golo da noite a Luis Suárez (11').
As bolas paradas também foram uma arma do conjunto de Rui Borges, que colocou um elemento surpresa dentro da área. Aos 25', Ivan Fresneda estreou-se a marcar de leão ao peito na presente temporada.
Na segunda parte, a exibição dos leões permaneceu sólida, mas sem tanto brilhantismo. Ainda assim, nota para mais uma bela jogada coletiva, com Luis Suárez a concluir o lance, após passe de Morita. Foi o nono golo do avançado colombiano na competição.
Vamos então às notas da partida
Figura
Luis Suárez tem superado o exigente teste de fazer esquecer Viktor Gyokeres. Frente ao Estrela da Amadora, aumentou a sua contagem pessoal no campeonato, estando agora a um da Bota de Ouro, que pertence atualmente a Pavlidis, do Benfica. Dá tudo de si na frente e assenta na perfeição neste jogo mais associativo do Sporting. Por vezes, peca no instinto não tão matador à frente da baliza. Desde a sua chegada, já perdeu alguns golos na cara do guarda-redes.
Surpresa
É caso para dizer bem-vindo Eduardo Quaresma. No regresso ao onze, o defesa-central não 'traiu' Rui Borges, que concedeu-lhe apenas o segundo jogo no campeonato. Marcou o golo inaugural do encontro e esteve muito seguro nos duelos 1x1, a sua grande arma. Perdeu espaço nas opções iniciais na presente temporada, sendo uma das vítimas da mudança do sistema tático.
Desilusão
Os defesas-centrais Chernev e Luan Patrick tiveram um jogo para esquecer em Alvalade, não consegundo dar conta do irrequieto Luis Suárez. A dupla não foi o porto seguro da defesa e da equipa tricolor, que saiu com uma goleada, que prometeu ser muito mais volumosa.
Os treinadores
Rui Borges
Mais uma exibição de gala do bicampeão nacional. Rui Borges não teve receio de mudar jogadores, pois eles deram resposta. É um luxo para qualquer treinador. Eduardo Quaresma marcou e Morita deu uma primorosa assistência. Contra equipas de menor dimensão, este Sporting fez o que deve fazer: Impor-se sem displicência. O coletivo resolveu o jogo na primeira parte e limitou-se a gerir esforços na etapa complementar. Os leões vão à Luz cheios de moral. Não perderam na época passada (1-1) naquele que foi considerado o jogo do título.
João Nuno
A estratégia de subir as linhas e pressionar a primeira fase de construção do Sporting apenas facilitou a tarefa dos jogadores leoninos, que encontraram sempre solução para sair de forma tranquila. Aos 11', era notória a cara de preocupação dos amadorenses, que não queriam fazer ainda mais má figura em campo. O guarda-redes Renan Ribeiro foi o elemento em maior destaque numa equipa, que pouco apresentou no processo ofensivo. Este não é o jogo do 'campeonato' do Estrela da Amadora, que vai procurar dar uma resposta com o Arouca, na jornada 13.
O árbitro
Boa exibição de Anzhony Rodrigues. Muito seguro e com critério justo para ambas as equipas, que também facilitaram o trabalho do juiz da partida, com um comportamento correto.
Leia Também: Rui Borges respeita Mourinho na véspera do dérbi: "Mudou o paradigma"













