Livro aborda herança árabe em Fernando Pessoa

  • 08/11/2025

"A alma árabe é o fundo da alma portuguesa", escreveu o poeta, citado pelo investigador Fabrizio Boscaglia que lançou recentemente a obra "O sábio árabe", com textos de Fernando Pessoa sobre a civilização arábico-islâmica, da editora Shantarin.

 

A relação do poeta com a cultura islâmica "surpreende-nos, sendo que o facto de que Pessoa nos surpreenda não é surpreendente", comentou Fabrizio Boscaglia, em declarações à Lusa.

Pessoa quis "valorizar Portugal e a portugalidade, mas na senda de um futuro de espiritualidade, de cultura e de consciência universalista", acrescentou, recusando algumas "interpretações reducionistas" que se tenta fazer em relação ao poeta, colando-o a uma visão estritamente nacionalista. 

O poeta "ama Portugal, mas vê no futuro da humanidade um quinto império de espiritualidade, fortemente universalista", pelo que "não podemos fechar Pessoa num circulo ultranacionalista e xenófobo".

A "civilização arábico-islâmica, particularmente no al-Andalus, deu significativos contributos à história da cultura, em Portugal, na Península Ibérica, na Europa e no mundo", escreve o docente de ciência das religiões da Universidade Lusófona na introdução da obra.

Ao longo da história, os intelectuais portugueses têm tido uma "certa ambivalência" na relação com a herança islâmica do país, oscilando entre o distanciamento e o entusiasmo.

"Há intelectuais que olham para a cultura árabe e islâmica como algo que faz parte do próprio ser português" e Pessoa insere-se nessa tradição, explicou Fabrizio Boscaglia.

Fernando Pessoa "considera a civilização arábico-islâmica como uma civilização que conseguiu reelaborar o melhor da cultura antiga e da cultura medieval, uma civilização nobre, erudita e tolerante", explica o investigador, contrariando o "paradigma estereotipado" de olhar para a cultura islâmica como algo de inferior. 

"Ele é um autor que tenta olhar um pouco mais longe e há também em Pessoa, como em Agostinho da Silva ou Paulo Borges, a ideia de que as civilizações que são algo porosas e que se influenciam", cabendo ao "intelectual entender essa complexidade". 

Por isso, o "pensamento de Fernando Pessoa é um pensamento tolerante, cosmopolita e universalista", considerou o investigador, que insistiu: "Não vejo Pessoa nessas narrações radicais e islamofóbicas" que hoje existem.

Fabrizio Boscaglia reconhece que os estudos islâmicos existem em Portugal, mas continuam a estar aquém de outros países europeus, o que lamentou, principalmente num território que fez parte do al-Andalus.

Em Portugal, a "tradição académica e universitária de estudos árabes e islâmicos é mais reduzida que noutros países europeus", mas "Portugal tem uma história onde essa herança e o legado islâmico são particularmente significativos", salientou o investigador. 

"Os primeiros séculos de Portugal, mesmo já como país independente, são tempos de convivência com a comunidade islâmica. Esses muçulmanos eram portugueses", recordou.

[Notícia atualizada às 11h59]

Leia Também: 'Mensagem' de Fernando Pessoa traduzido para tétum timorense

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2885013/livro-aborda-heranca-arabe-em-fernando-pessoa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes