Livraria Lello vai fechar para obras de manutenção (entre abril e maio)
- 18/02/2026
A Livraria Lello vai encerrar temporariamente para obras durante uma semana. A data precisa ainda não foi agendada, mas o estabelecimento adianta que vai ocorrer entre os meses de abril e maio deste ano.
Em comunicado enviado às redações, a Livraria Lello informa que durante esse encerramento vão ser realizadas "obras de manutenção profunda no edifício histórico", dando-se "continuidade à expansão assinada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira", afirmou a administradora do estabelecimento, Aurora Pedro Pinto.
E acrescentou: "Esta é uma responsabilidade que sempre assumimos e que agora se torna ainda mais clara. A intensidade da procura exige uma gestão rigorosa dos fluxos de circulação e um reforço contínuo das condições técnicas do edifício. O encerramento temporário, durante uma semana entre abril e maio, permitirá implementar essas melhorias, garantindo simultaneamente a proteção do espaço centenário e a qualidade da experiência cultural".
O anúncio das novas obras acontece após a livraria ser reclassificada como um Monumento Português no passado dia 13 de janeiro, quando a Lello completou 120 anos de existência
"Este reconhecimento valoriza o Porto, valoriza o país e honra todos os que, diariamente, trabalham nesta casa. O livro é a base de todo o nosso impacto no território", afirmou a administradora da livraria.
É também devido a esta reclassificação que, para Aurora Pedro Pinto, se torna claro que os trabalhos de restauração do estabelecimento tomam uma importância ainda maior. "Enquanto Monumento Nacional, torna-se ainda mais evidente que esta casa é património de todos os portugueses. É imperativo continuar a investir na sua preservação", considerou.
Pode ver imagens da celebração dos 120 anos da Livraria Lello na nossa galeria.
Leia Também: Governo aprova decreto que reclassifica Livraria Lello como Monumento Nacional













