Lítio? BE questiona Governo sobre apoio concedido à Savannah

  • 13/01/2026

Em comunicado, o partido refere que foi com "profunda preocupação" que tomou conhecimento da atribuição do apoio financeiro à Savannah.

 

"O deputado do Bloco, Fabian Figueiredo, quer saber como justifica o Governo a atribuição de um apoio público de 110 milhões de euros a um projeto privado que enfrenta forte oposição das populações da região do Barroso e envolve um elevado passivo ambiental".

O partido questiona, ainda, quais as garantias existentes "de que este valor não servirá apenas para mitigar os riscos financeiros de uma empresa privada à custa dos contribuintes".

A Savannah anunciou na segunda-feira a atribuição de um apoio financeiro de até 110 milhões de euros pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), em representação do Estado, para a mina de lítio do Barroso.

Tendo como destinatário o Ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, o partido quer saber qual a razão que levou o Governo "a avançar com este financiamento avultado antes de concluir e apresentar a "Estratégia Industrial Verde", violando a lógica de planeamento prevista na Lei de Bases do Clima e comprometendo a soberania estratégica sobre os recursos minerais nacionais".

No mesmo documento, o Bloco de Esquerda questiona, ainda, se o Governo confirma "que os contratos de concessão ou as suas adendas permitiram o alargamento da área de exploração no Barroso em mais de mil hectares" e se o Ministério da Economia e Coesão Territorial está "disponível para tornar públicos, com urgência, todos os documentos contratuais e anexos que fundamentam esta expansão territorial".

O partido pergunta ainda ao Governo se pretende "reverter a política de esvaziamento das competências do [Laboratório Nacional de Energia e Geologia] e de outras entidades de fiscalização ambiental, ou continuará a promover a externalização do planeamento mineiro e a subordinação do Estado aos interesses das concessionárias".

O apoio foi concedido no âmbito do Programa de Incentivo a Investimentos em Setores Estratégicos do Estado e enquadra-se no Regime Contratual de Investimento (RCI), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 191/2014, de 31 de dezembro, e no n.º 1 do artigo 1.º da Portaria nº. 306-A/2024/1, de 27 novembro (Regulamento).

O valor não é reembolsável e divide-se em duas partes: 75% do mesmo (82,2 ME) destinam-se às despesas de capital iniciais de desenvolvimento do projeto; os restantes 25% (27,4 ME) estão vinculados a parâmetros de desempenho durante a fase operacional.

A mina de lítio, proposta pela Savannah para Covas do Barroso, em Boticas, distrito de Vila Real, obteve uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada em 2023 e a empresa prevê iniciar as obras em 2026 e a produção em 2028.

Leia Também: Governo revela: Concurso para prospeção de lítio pode avançar este ano

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2918807/litio-be-questiona-governo-sobre-apoio-concedido-a-savannah#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes