Lista de alimentos que estão a aumentar (secretamente) a sua ansiedade
- 20/12/2025
Quando alguém faz referência ao ditado "somos o que comemos", saiba que não está completamente errado. Aliás, alguns profissionais de saúde comprovam e enumeraram à Health Us News alguns alimentos e bebidas podem contribuir negativamente para a ansiedade.
Estes especialistas referem que a "dieta desempenha um papel significativo na saúde mental devido à conexão intestino-cérebro".
Por esse motivo, o consumo de determinados alimentos, quando em quantidades exageradas, pode afetar a saúde do intestino, devido ao aumento de bactérias nocivas que podem gerar uma "inflamação intestinal que impacta, por sua vez, negativamente a função cerebral".
Bebidas e alimentos que podem aumentar a ansiedade
Café: Apesar dos benefícios já conhecidos do café, a cafeína, quando em excesso pode estimular negativamente o sistema nervoso, aumentando também a frequência cardíaca. De acordo com os especialistas do Cleveland Clinic, muitas vezes esta condição pode gerar nervosismo e um aumento significativo da ansiedade.
Álcool: O efeito inicial, apesar de parecer relaxante, pode acabar por se transformar numa condição completamente oposta e chegar a interromper e prejudicar a qualidade do sono.
Alimentos ricos em açúcar: Hidratos de carbono ricos em açúcar e refinados, como doces e pão branco, podem causar picos e quedas de açúcar no sangue, "levando a mudanças de humor e aumento da ansiedade".
Gorduras: Qualquer frito e outros produtos industrializados podem contribuir para a inflamação do intestino e são comumente associados ao "aumento do risco de depressão e ansiedade", descrevem.
Por outro lado, também há alimentos que podem ajudar a manter a calma e o equilíbrio, por darem algum suporte ao intestino, estabilizando os níveis de açúcar no sangue, o que pode influenciar positivamente o humor e a estabilidade emocional.
Alimentos que podem aliviar a ansiedade
Peixe
Cacau
Alimentos ricos em fibras
Chás de ervas
Bananas
Sementes de chia
Semente de linhaça
Sementes de abóbora
Nozes
Kefir
Kombucha
Lentilhas
Aveia
Azeite
Contudo, para gerir a ansiedade não basta fazê-lo somente através da alimentação. Esta é apenas uma parte de um grande processo, do qual faz parte a prática de exercício físico, a qualidade do sono, o controlo de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.














