Lionel Messi ajuda Inter Miami a fazer história e sagra-se campeão da MLS
- 06/12/2025
O Inter Miami fez história ao conquistar a primeira Major League Soccer (MLS) da sua história, este sábado, derrotando o Vancouver Whitecaps, por 3-1, na final entre os vencedores das Conferências Este e Oeste. Lionel Messi não marcou, mas assistiu... a dobrar.
O jogo não podia ter começado melhor para a equipa de Javier Mascherano, fruto do autotolo madrugador de Edier Ocampo, com apenas oito minutos de jogo decorridos no Chase Stadium, na Flórida.
Lionel Messi ainda tentou chegar ao golo no primeiro tempo, mas o conjunto mais perigoso até acabou por ser o de Vancouver, que quase deixou os canadianos a festejar o empate por intermédio do experiente Thomas Muller.
Não aconteceu na primeira parte, aconteceu na segunda. Ali Ahmed foi o responsável pelo golo da igualdade, apontado ao minuto 60, desafiando a formação dos Estados Unidos da América para uma intensa disputa pelo troféu na última meia hora.
Nesse capítulo foi o Inter Miami a sorrir. Os jogadores do Vancouver Whitecaps distraíram-se, Lionel Messi aproveitou para roubar a bola em zona proibida e, com um passe açucarado para o interior da grande área, deixou Rodrigo de Paul na cara do guardião adversário, na hora de fazer o 2-1 ao minuto 71.
Ainda houve tempo para que o tento sentenciador do encontro aparecesse nos descontos. Aos 90+6', Tadeo Allende aproveitou da melhor forma a nova assistência do astro argentino para selar o 3-1 final.
ES NUESTRA!! 2025 MLS CUP CHAMPIONSSSS #CAMPEONES pic.twitter.com/YM121V6ksO
— Inter Miami CF (@InterMiamiCF) December 6, 2025
Desta forma, o Inter Miami arrecada a MLS pela primeira vez na sua curta história, tratando-se de um clube fundado em 2018, pelo antigo futebolista David Beckham.
O melhor ano de Messi fora da Europa
Desde que deixou o futebol europeu - onde brilhou ao serviço de Barcelona e PSG -, Lionel Messi começou a mostrar o que valia no futebol norte-americano logo em 2023, mas foi precisamente em 2025 que traçou o seu melhor ano no Inter Miami, desde logo com o registo de 43 golos e 26 assistências em 49 jogos.
Antes disso, o avançado argentino havia marcado 11 golos na segunda metade do ano de 2023, para além de cinco assistências, em 14 jogos, seguindo-se uma temporada com 23 tentos certeiros e 13 passes para golo em 25 jogos, em 2024. Contas feitas, a soma do primeiro ano e meio acaba por ser inferior àquilo que fez no presente ano civil, que acaba por ser de história para a sua equipa.
Recorde-se que, por esta altura, ainda não é garantido que Lionel Messi esteja a representar a campeã mundial Argentina no próximo Campeonato do Mundo, em 2026, que se realiza precisamente nos Estados Unidos da América, bem como no Canadá e no México.
[Notícia atualizada às 21h55]














