Ligação fluvial entre Seixal e Cais do Sodré já foi restabelecida

  • 13/02/2026

Numa informação divulgada às 05:50, a empresa referia que, "por motivo de condições atmosféricas e de mar adversas", o serviço de transporte encontrava-se temporariamente interrompido nesta ligação fluvial.

 

A empresa adiantava que não era possível prever a retoma do serviço regular, entre o Seixal e o Cais do Sodré.

Às primeiras horas da manhã, os utentes deste serviço depararam-se com informação nos painéis das estações de que todos os horários tinham sido cancelados, inclusive os da tarde.

Segundo a Comissão de Utentes de Transportes Públicos do Seixal, ao princípio da manhã o presidente da Transtejo Soflusa deslocou-se ao Seixal, num dos barcos da empresa que se encontra adstrito a este serviço, e pouco tempo depois a ligação entre as duas margens foi retomada e reposta a sua normalidade.

O serviço esteve também com constrangimentos noutras ligações, nomeadamente entre o Montijo e o Cais do Sodré.

No caso do Montijo, a empresa refere que tem havido constrangimentos desde as 06:00, com indicação de ter havido uma interrupção do serviço de transporte devido às condições atmosféricas e de mar adversas.

Na última comunicação aos utentes, às 07:36, a Transtejo referia que "por motivo de constrangimentos operacionais, não é possível garantir a realização de todas as carreiras previstas no período de ponta da manhã.

"Com o objetivo de minimizar o impacto de supressões e atrasos de carreiras, alguns navios iniciam viagem logo que seja alcançada a lotação máxima de passageiros embarcados, independentemente do horário previsto", adianta a empresa.

A Transtejo é responsável pelas ligações do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, a Lisboa.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) advertiu na quinta-feira para um agravamento das condições meteorológicas, que pode ter um impacto significativo na região da Grande Lisboa e na Península de Setúbal.

Os distritos de Setúbal e Lisboa têm ativos avisos laranja, o segundo mais elevado, para agitação marítima, bem como aviso amarelo para o vento.

Dezasseis pessoas morreram em Portugal continental na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Anulada pena de 14 anos de PSP que matou assaltante em cilada sexual

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2939061/ligacao-fluvial-entre-seixal-e-cais-do-sodre-ja-foi-restabelecida#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes