Liechtenstein concede direitos de espectro de comunicações à Open Cosmos

  • 14/01/2026

Isto permite-lhe construir e operar a sua nova constelação soberana de satélites de banda larga em órbita baixa da Terra (LEO).

 

"Os direitos de espectro, que representam um importante ativo geopolítico para a Europa, marcam um avanço significativo na busca da empresa por desenvolver infraestrutura de comunicações independente e resiliente, e processamento de dados baseados no Espaço para o mundo", adianta a Open Cosmos, em comunicado.

Segundo a empresa, os pedidos de espectro de banda Ka de alta prioridade, concedidos à Open Cosmos pelo Liechtenstein, representam um passo crucial na diversificação das opções para infraestruturas críticas, soberania espacial e resiliência digital na Europa e no mundo.

SpaceX autorizada a colocar em órbita mais 7.500 satélites Starlink

SpaceX autorizada a colocar em órbita mais 7.500 satélites Starlink

A primeira metade deste conjunto de satélites Starlink deve ser lançada até ao dia 1 de dezembro de 2028, com a segunda metade a ter como prazo o mês de dezembro de 2030.

Miguel Patinha Dias | 08:43 - 12/01/2026

"Esta decisão reforça o compromisso do Liechtenstein em usar as frequências que nos foram atribuídas. Ficamos satisfeitos por, através desta oportunidade, em conjunto com a Open Cosmos, estarmos a dar-lhes um uso bom e eficaz", sublinha Hubert Büchel, ministro da Administração Interna, Economia e Desporto do Liechtenstein, citado em comunicado.

"Esta é uma notícia fantástica para a Open Cosmos e para o próspero setor espacial do Reino Unido. A obtenção destes valiosos registos de espectro é uma prova da engenhosidade e ambição britânicas, e estou muito satisfeito em ver uma empresa do Reino Unido a liderar a construção de sistemas confiáveis de comunicação via satélite para o futuro", enfatiza Liz Lloyd, ministra do Espaço do Governo britânico.

"Com o potencial de criar centenas de empregos altamente qualificados nas áreas de manufatura e engenharia nas suas instalações em Harwell, este projeto demonstra exatamente como a nossa indústria Espacial oferece oportunidades reais a pessoas em todo o país, ao mesmo tempo que consolida a posição do Reino Unido na vanguarda da economia espacial global", acrescenta a executiva, também citada em comunicado.

A Open Cosmos "tem um histórico de 100% de sucesso no lançamento de satélites de telecomunicações e observação da Terra há mais de uma década e, após a aprovação das licenças, está agora a aplicar o conhecimento à conectividade e comunicações via satélite", a qual será "uma oferta exclusiva que garantirá que utilizadores governamentais, empresariais e institucionais, em toda a Europa e noutros continentes, compreendam situações críticas na Terra em tempo real, permitindo a gestão e a tomada de decisões rápidas".

Airbus anuncia contrato para fabricar 340 satélites para a Eutelsat

Airbus anuncia contrato para fabricar 340 satélites para a Eutelsat

A Airbus anunciou hoje que firmou um contrato para a construção de 340 satélites de órbita baixa da constelação OneWeb da operadora europeia Eutelsat, que se somam a um lote anterior de outros 100 em dezembro de 2024.

Lusa | 10:44 - 12/01/2026

Por sua vez, Rafel Jordà Siquier, fundador e presidente executivo (CEO) da Open Cosmos, esclarece que "a obtenção destas licenças de banda Ka no Liechtenstein é um momento decisivo para a Open Cosmos", na medida que "proporciona uma oportunidade inestimável de concretizar as ambições espaciais e o verdadeiro potencial da Europa".

Com a nossa abordagem completa para o projeto, fabrico, lançamento e operação contínua de satélites, "seremos rápidos na implementação e lançaremos os nossos primeiros satélites nas próximas semanas", diz o CEO.

A Open Cosmos fornece serviços para governos no Reino Unido, Portugal, Grécia e Espanha e vai lançar os seus dois primeiros satélites desta nova constelação no primeiro trimestre.

Os satélites foram fabricados na sede da Open Cosmos em Harwell, Oxfordshire, com a contribuição de equipas de Espanha, Portugal e Grécia.

A Rocket Lab, uma das principais fornecedoras de serviços de lançamento, é parceira, com a descolagem programada para Mahia, na Nova Zelândia.

Leia Também: SpaceX toma medidas para evitar colisões entre satélites

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/tech/2919046/liechtenstein-concede-direitos-de-espectro-de-comunicacoes-a-open-cosmos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes