Líderes populistas e de extrema-direita felicitam Ventura

  • 19/01/2026

"Parabéns, André Ventura, por chegar à segunda volta das eleições presidenciais. O povo português enviou uma mensagem clara: os patriotas por toda a Europa estão em ascensão", escreveu o primeiro-ministro húngaro, o populista Viktor Orbán nas redes sociais, numa mensagem em inglês que termina em português: "Força na segunda volta!".

 

De França, o presidente da União Nacional (extrema-direita), Jordan Bardella, escreveu na rede X: "Já chega! A esperança cresce para Portugal: parabéns a André Ventura, que se qualifica esta noite para a segunda volta das eleições presidenciais!".

A mensagem de Bardella surge acompanhada por uma fotografia de Ventura durante a campanha, rodeado de apoiantes e com os braços abertos e os dedos erguidos a fazer um "V" de "vitória".

A líder histórica da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, não escreveu nenhuma mensagem sobre André Ventura ou as presidenciais portuguesas.

O líder da extrema-direita dos Países Baixos, Geert Wilders, publicou na rede X uma fotografia ao lado do candidato português, felicitando-o pelo "fantástico resultado".

Em Espanha, o líder do partido de extrema-direita Vox, Santiago Abascal, não reagiu aos resultados eleitorais, mas durante o dia tinha escrito que os portugueses tinham hoje "a oportunidade de eleger André Ventura, contra as políticas do partido único (de socialistas e populares) [referindo-se a PS e PSD], que trazem pobreza e insegurança".

"Em frente, querido André, todo o nosso apoio neste evento histórico", escreveu Abascal.

É precisamente com uma imagem de Abascal, Ventura e Eduardo Bolsonaro que o filho do ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, felicita o candidato português: "Parabéns aos cidadãos portugueses, mesmo os de fora de Portugal que votaram nele e apoiam o partido Chega".

Outros líderes populistas ou de extrema-direita europeus, como a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni; os dirigentes da Alternativa para a Alemanha, Alice Weidel e Tino Chrupalla; o primeiro-ministro da Eslováquia, Roberto Fico, ou o líder do partido Reformista do Reino Unido, Nigel Farage, não se pronunciaram sobre as eleições portuguesas.

António José Seguro, apoiado pelo PS, e André Ventura, apoiado pelo Chega, vão disputar a segunda volta das presidenciais, em 08 de fevereiro, segundo os resultados provisórios das eleições de hoje.

Em terceiro lugar ficou Cotrim Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal, à frente de Gouveia e Melo e de Marques Mendes, apoiado pelo PSD.

Mais de 11 milhões de eleitores foram hoje chamados à 11.ª eleição do Presidente da República desde a instauração da democracia em 25 de Abril de 1974, votando no sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa, que atingiu o limite de dois mandatos.

A esta eleição concorreram 11 candidatos.

Leia Também: Quem venceu no seu distrito, concelho, freguesia? Resultados da 1.ª volta

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2921861/lideres-populistas-e-de-extrema-direita-felicitam-ventura#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes