Líderes do Japão e Coreia do Sul reúnem sob pressão da China

  • 13/01/2026

Os dois dirigentes vão reunir-se em Nara, perto de Quioto (oeste), região natal da chefe do Governo japonês, para discutir questões regionais e globais, com a China no topo das preocupações.

 

Tóquio e Pequim continuam mergulhados numa crise diplomática, desencadeada em novembro, quando Takaichi sugeriu que o Japão poderia intervir militarmente caso a China atacasse Taiwan.

A situação agravou-se ainda mais na semana passada, com o anúncio por Pequim de um reforço dos controlos sobre as exportações para o Japão de bens de dupla utilização civil e militar.

A deslocação de Lee ao Japão ocorre apenas uma semana depois de uma visita à China, onde se encontrou com o homólogo chinês, Xi Jinping, e encenou a sintonia entre ambos em 'selfies' amplamente partilhadas nas redes sociais.

"Creio que o Governo sul-coreano considerou necessário que o Presidente Lee se deslocasse ao Japão pouco tempo depois da visita à China, para mostrar que Seul não favorece um campo em detrimento de outro", afirmou Benoit Hardy-Chartrand, especialista em geopolítica do Leste Asiático da Universidade Temple, em Tóquio, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Em público, Takaichi e Lee deverão enfatizar o aproximar das relações e da cooperação, defendendo uma "diplomacia de vaivém", feita de encontros frequentes e regulares, segundo o especialista.

"À porta fechada, os dirigentes discutirão certamente a atual crise entre o Japão e a China, porque as medidas de retaliação de Pequim, incluindo os controlos às exportações, terão também impacto na Coreia", estima Hardy-Chartrand, lembrando que as cadeias de abastecimento dos três países estão profundamente interligadas.

O encontro acontece após importantes manobras militares chinesas em torno de Taiwan e após lançamentos de mísseis balísticos pela Coreia do Norte, aliada próxima de Pequim, para o mar do Japão.

Numa entrevista à emissora pública japonesa NHK, difundida na segunda-feira, Lee afirmou que não tinha de "intervir nem de se envolver" na disputa sino-japonesa.

O Presidente sul-coreano defende igualmente uma política de apaziguamento com Pyongyang, ao contrário do antecessor, Yoon Suk-yeol, que adotava uma linha dura, numa altura em que Tóquio também se mostra preocupada com as ameaças norte-coreanas à segurança regional.

Tóquio e Seul, aliados dos Estados Unidos, poderão ainda abordar as relações com Washington, uma vez que a imprevisibilidade do Presidente norte-americano, Donald Trump, "pôs em causa velhas certezas e sublinhou a importância de reforçar os seus laços", segundo Benoit Hardy-Chartrand.

"Sanae Takaichi desconfiará da estratégia da China, concebida para cavar divisões entre a República da Coreia [nome oficial da Coreia do Sul] e o Japão, e quererá reafirmar o terreno comum partilhado entre Seul e Tóquio", disse Yee Kuang-heng, professor de segurança internacional na Universidade de Tóquio, citado pela AFP.

As relações entre os dois vizinhos foram durante muito tempo marcadas por tensões ligadas à ocupação brutal da península coreana pelo Japão entre 1910 e 1945.

No entanto, o antigo Presidente conservador sul-coreano, Yoon Suk-yeol, procurou reaproximar Seul de Tóquio.

Lee Jae-myung comparou a relação entre a Coreia do Sul e o Japão à de "vizinhos que partilham um jardim".

Ainda assim, manteve um perfil mais discreto desde que as relações entre Pequim e Tóquio se deterioraram acentuadamente, no final de 2025.

Esta será a segunda visita de Lee ao Japão desde agosto, quando se encontrou com o antecessor de Takaichi, Shigeru Ishiba.

Leia Também: China critica "jurisdição extraterritorial" após tarifas dos EUA ao Irão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2918254/lideres-do-japao-e-coreia-do-sul-reunem-sob-pressao-da-china#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes