Líder Marítimo vence em Chaves com reviravolta selada nos descontos
- 11/01/2026
Numa partida intensa, com muitas incidências, o Desportivo de Chaves esteve, por duas vezes, em vantagem, terminando a primeira parte na frente do marcador, por 2-1, mas reduzido a 10 jogadores, por expulsão de Roberto, aos 34 minutos.
João Teixeira (primeiro minuto) e Tiago Simões (27) apontaram os dois golos dos transmontanos, enquanto Romain Correia (16), Martín Tejón (75) e Afonso Freitas (90+5) foram os 'obreiros' da reviravolta do Marítimo.
Com este triunfo, o segundo consecutivo, os madeirenses reforçaram a liderança, somando agora 36 pontos, mais sete que o Académico de Viseu, segundo classificado, enquanto o Desportivo de Chaves sofreu a segunda derrota seguida, mantendo-se na quarta posição, com os mesmos 26.
Os transmontanos entraram melhor na partida e adiantaram-se no marcador logo no primeiro minuto, na sequência de uma jogada individual exímia de Robyn Esajas no corredor direito, que terminou com um cruzamento para a área, onde João Teixeira, de primeira, rematou a contar.
O médio português esteve perto de 'bisar', aos 15 minutos, mas o remate saiu à figura de Samuel Silva e, aos 16, após um canto a favor dos insulares, o guardião Marko não afastou a bola da melhor forma, com Guzzo a assistir para o golo de Romain Correia.
Com o Marítimo, temporariamente, por cima do jogo, o Desportivo de Chaves não deixou de procurar o caminho para a área madeirense, tendo reconquistado a frente do marcador aos 27, na sequência de pontapé livre, com um cabeceamento certeiro de Tiago Simões.
Já na reta final do primeiro tempo, após revisão das imagens do vídeo-árbitro (VAR), Roberto viu o cartão amarelo ser substituído pelo vermelho por uma entrada dura sobre Madsen, deixando os anfitriões reduzidos a 10 elementos.
Em inferioridade numérica, mas em vantagem no marcador, o Desportivo de Chaves arrancou a segunda parte concentrado à defesa, enquanto o Marítimo instalou-se no meio-campo dos anfitriões, à procura do empate.
O golo da igualdade acabou por surgir aos 75 minutos, novamente após pontapé de canto, e de um remate indefensável do espanhol Martín Tejón, que tocou na trave antes de entrar.
O Desportivo de Chaves ainda renovou a esperança após Samu derrubar Reinaldo na área maritimista, mas as imagens do VAR revelaram que o jogador transmontano estava em posição irregular.
Depois de respirar de alívio, o líder Marítimo garantiu, já nos descontos, a segunda vitória consecutiva no campeonato, graças a um remate certeiro de Afonso Freitas.
[Notícia atualizada às 17h32]














