Líder dos Huthis reaparece para condenar ataques israelitas

  • 26/12/2025

"O inimigo israelita, com a colaboração dos Estados Unidos e o apoio contínuo do Ocidente, continua os seus crimes na Palestina e no Líbano e as suas violações contra a Síria", condenou al-Houthi no seu discurso, divulgado pela agência noticiosa oficial do movimento dos rebeldes Huthis, Saba.

 

Esta foi a primeira aparição pública em 47 dias de al-Houthi, cujo movimento tem sido alvo de ataques aéreos israelitas que resultaram na morte de destacados líderes políticos e militares.

Em meados de outubro, o chefe do Estado-Maior, Muhammad Abdelkarim al-Ghamari, morreu na sequência de ferimentos sofridos num ataque israelita em agosto.

Para al-Houthi "perante estes assassínios e violações, os inimigos querem que não haja reação e que isso se torne um facto consumado".

"A riqueza da Palestina está a ser saqueada, e é lamentável que alguns países árabes se tenham tornado clientes, comprando ao inimigo israelita o que ele rouba dessa riqueza", realçou o líder iemenita.

"Reafirmamos continuamente o nosso apoio inabalável ao povo palestiniano", concluiu o líder.

Os Huthis interromperam os seus ataques durante o breve cessar-fogo anterior na guerra em Gaza.

Posteriormente, tornaram-se alvo de uma campanha de ataques aéreos que durou semanas, ordenada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, antes de este declarar que tinha sido alcançado um cessar-fogo com os rebeldes.

O cessar-fogo em vigor na guerra em Gaza desde 10 de outubro fez com que os Huthis voltassem a suspender os seus ataques.

A guerra começou a 07 de outubro de 2023, quando o Hamas liderou vários ataques em Israel e nos quais 1.200 pessoas morreram e 251 foram feitas reféns.

Em retaliação, o Governo israelita lançou uma ofensiva que provocou a morte de mais de 66 mil palestinianos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, mas cujos dados são reconhecidos pela ONU, tendo chegado a bloquear a entrada de alimentos e outros bens essenciais no enclave.

Leia Também: Guterres exige libertação imediata de elementos da ONU detidos por Huthis

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2910069/lider-dos-huthis-reaparece-para-condenar-ataques-israelitas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes