Líder do movimento palestiniano Fatha "debilitado", sem orelha e agredido

  • 05/12/2025

Pouco depois, apagou-a, para tentar minimizar o impacto da informação nos muitos palestinianos preocupados com a saúde da figura de proa palestiniana.

 

No 'post', Qassam Barghouti mencionava o telefonema recebido de um prisioneiro palestiniano libertado, que lhe contou que guardas israelitas partiram várias costelas e dentes ao pai e lhe cortaram uma das orelhas "para se entreterem".

Após apagar a mensagem, escreveu que continua a tentar contactar novamente com o preso libertado, cujo nome não revelou e que lhe ligou de um número israelita.

Indicou também que contactou todos os possíveis organismos oficiais em busca de mais informações, mas que ainda não foi bem-sucedido.

"Peço desculpa por preocupar tantas pessoas. Espero que o meu pai e todos os outros prisioneiros estejam bem. Isso é tudo o que me importa", disse Qassam Barghouti.

A Comissão para os Assuntos dos Detidos da Autoridade Palestiniana afirma estar a trabalhar para obter mais informações sobre a situação de Marwan Barghouti, acrescentando que as famílias dos prisioneiros palestinianos sofrem por vezes assédio e intimidação.

Num comunicado, o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, condenou o tratamento alegadamente dado a Marwan Barghouti, detido por Israel em 2002 e condenado a cinco penas de prisão perpétua em 2004.

"Tais violações constituem um flagrante crime de guerra", sustentou.

A publicação do filho de Barghouti surge dois dias depois de mais de 200 artistas de todo o mundo terem assinado uma carta coletiva a pedir a Israel a libertação da figura de maior consenso político entre os palestinianos, por muitos considerada o "Nelson Mandela palestiniano".

Entre os signatários, destacavam-se cineastas como Pedro Almodóvar, atores como Javier Bardem e Mark Ruffalo, escritores como Margaret Atwood e Zadie Smith, músicos como Paul Simon, Sting e Annie Lennox, e artistas plásticos como Ai Weiwei.

Na carta, recordaram que o ativista de 66 anos era membro eleito do parlamento na altura da sua detenção, que foi vítima de um "julgamento viciado" e que "continua a ser o líder palestiniano mais popular", de acordo com os inquéritos de opinião.

Segundo os subscritores, o Governo israelita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu nega-se a libertá-lo "devido à sua capacidade para unir o povo palestiniano e para alcançar uma paz duradoura" com Israel.

Barghouti é um dos poucos líderes palestinianos que goza de respeito tanto entre os islamitas do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) como entre os secularistas do Fatah.

Embora o seu nome tenha sido várias vezes referido nos vários pacotes de troca de prisioneiros que Israel oferece aos palestinianos, acaba sempre por ser retirado das listas e continua a somar anos de prisão.

Os organizadores da campanha pela libertação de Barghouti querem fazer do seu caso uma réplica da pressão internacional que levou à libertação de outro famoso prisioneiro de consciência, o sul-africano Nelson Mandela, que um dia disse: "O que está a acontecer com Barghouti é o mesmo que aconteceu comigo".

Israel acusa Barghouti de liderar a fação armada Tanzim do Fatah e deteve-o em 2002 pelo seu alegado envolvimento no assassínio de cinco israelitas durante a Segunda Intifada, acusação que este rejeita.

A família e os advogados de Barghouti têm relatado um agravamento acentuado do seu estado de saúde desde o ataque do Hamas em território israelita, a 07 de outubro de 2023, incluindo o seu confinamento em solitária e violentos espancamentos.

O ministro da Segurança Nacional israelita, Itamar Ben Gvir, de extrema-direita, chegou a gravar um vídeo em que aparece a gozar com Barghouti na prisão.

Leia Também: Trump quer anunciar composição do governo de Gaza antes do Natal

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2900286/lider-do-movimento-palestiniano-fatha-debilitado-sem-orelha-e-agredido#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes