Líder do Exército do Sudão recusa solução sem desarmamento de rebeldes

  • 01/12/2025

Al-Burhan afirmou que "qualquer solução ou iniciativa que não inclua o desmantelamento e o desarmamento da milícia rebelde terrorista é completamente inaceitável" e insistiu que esta é "uma firme convicção", segundo um comunicado do gabinete de imprensa do Conselho Soberano do Sudão, o mais alto órgão executivo do país.

 

As declarações surgem no meio de negociações sobre uma trégua humanitária mediada pelos Estados Unidos, enquanto os paramilitares anunciaram um cessar-fogo unilateral na semana passada, que não se consolidou e não pôs fim à violência.

Durante uma cerimónia em memória dos mártires do exército sudanês, Al-Burhan afirmou que "as opções e soluções têm sido limitadas devido à magnitude do derramamento de sangue, dos mártires e do sofrimento em vastas áreas do Sudão, especialmente no Darfur e em Al-Fashir".

Para o líder militar, "só há uma solução: A eliminação da milícia", referindo-se às Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês), e prometeu levar à justiça os criminosos que cometeram todo o tipo de crimes.

Por outro lado, acolheu "todos aqueles que desejam pegar em armas para combater a milícia", um apelo que tem reiterado ao longo de mais de dois anos e meio de guerra, que forjou alianças entre as Forças Armadas e os grupos rebeldes locais.

Al-Burhan elogiou, de seguida, o governador do Darfur, Arko Minawi, pelo seu "compromisso em pôr fim ao conflito", expressando "a sua profunda gratidão a todas as forças unidas e de apoio".

Este anúncio surgiu pouco depois de Minawi, também líder rebelde aliado do Exército contra as RSF, ter emitido um decreto que criava o Comité Superior para a Mobilização Popular e Resistência no Darfur, segundo a agência noticiosa oficial sudanesa SUNA.

O governador desta vasta região ocidental ordenou às autoridades competentes que tomassem todas as medidas necessárias para implementar a decisão imediatamente, incluindo a abertura de campos de treino e o alistamento de todos os cidadãos do Darfur aptos a transportar armas.

"A nova formação procura unificar os esforços populares e militares sob um único comando e reforçar as capacidades de defesa da região contra as violações e a expansão militar das RSF", referiu-se no comunicado.

Entretanto, decorrem intensos combates na região central do Cordofão, que ambos os lados tentam controlar depois de as RSF terem tomado a totalidade da vasta região ocidental do Darfur ao Exército, no final de outubro, e lançado novas ofensivas para conquistar mais território.

A guerra no Sudão eclodiu em 15 de abril de 2023 e, desde então, dezenas de milhares de pessoas morreram, mais de 13 milhões foram forçadas a fugir das suas casas e mais de metade da população do país enfrenta uma grave insegurança alimentar, segundo as Nações Unidas.

Leia Também: Rubio apela a fim de apoio militar a rebeldes do Sudão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2897673/lider-do-exercito-do-sudao-recusa-solucao-sem-desarmamento-de-rebeldes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes