Líder de Hong Kong apela ao voto em legislativas marcadas por incêndio

  • 07/12/2025

O chefe do Executivo de Hong Kong, John Lee, exortou hoje todos os eleitores a votar nas oitavas eleições para o Conselho Legislativo, nas quais se prevê uma baixa participação.

 

Estas são as segundas eleições desde a reforma eleitoral introduzida em 2021 por imposição de Pequim, que reduziu de 35 para 20 os assentos eleitos por sufrágio universal, ampliou o peso dos mecanismos não diretos e transformou o escrutínio numa votação na qual "apenas (candidatos) patriotas" podem concorrer.

Lee, que votou esta manhã numa secção eleitoral do bairro de Mid-Levels, exortou a população a ir às urnas, sublinhando em declarações à comunicação social que estas eleições representam "um voto a favor das reformas, um voto a favor da proteção das vítimas do incêndio de Wang Fuk Court [há menos de duas semanas, do qual resultaram 159 mortos confirmados e 30 pessoas desaparecidas] e um voto a favor de unir as nossas forças e seguir em frente".

Segundo o líder de Hong Kong, a sua Administração apresentará uma moção para apoiar as vítimas e a reconstrução do complexo residencial, assim que o novo Conselho Legislativo for formado, no início do próximo ano.

As autoridades alargaram os horários, abriram novos centros e instaram as empresas a facilitar a votação para incentivar a participação nestas eleições, que se realizam de quatro em quatro anos para renovar o órgão responsável pela aprovação de leis, fiscalização do Governo e análise dos orçamentos.

Até ao meio-dia local, o dia decorria sem incidentes e 426.900 eleitores tinham votado, o que representa uma participação de 10,3 %, quase um ponto acima da registada à mesma hora nas eleições de 2021.

Nessas eleições, registou-se uma participação historicamente baixa de 30,2%, que as autoridades temem que se repita hoje em consequência do incêndio, que colocou em causa a gestão governamental, depois de as investigações iniciais terem revelado graves irregularidades técnicas.

Embora inicialmente o Executivo tenha ponderado a possibilidade de adiar as eleições depois do incêndio e dos três dias de luto e suspensão das atividades de campanha que se seguiram, acabou por decidir mantê-las na data prevista, argumentando que a realização demonstra maturidade institucional e que o processo pode coexistir com o respeito pelas vítimas e a gestão da emergência.

No total, 161 candidatos disputam 90 lugares: 51 em circunscrições territoriais, 60 em circunscrições funcionais e 50 designados pela Comissão Eleitoral, dominada por perfis afins ao governo central.

Os círculos funcionais representam grupos profissionais, setores comerciais ou interesses especiais específicos e apenas os eleitores registados nestes setores podem votar neles, o que tem suscitado críticas pela sua representatividade limitada a favor dos interesses corporativos e das elites.

Vítima mais nova do incêndio em Hong Kong tinha um ano. A mais velha 97

Vítima mais nova do incêndio em Hong Kong tinha um ano. A mais velha 97

O incêndio que devastou um complexo de habitação pública em Hong Kong, há uma semana, provocou 159 mortos, incluindo um bebé de um ano e uma pessoa de 97 anos. Cerca de 30 pessoas ainda estão desaparecidas.

Márcia Guímaro Rodrigues | 17:46 - 03/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2900746/lider-de-hong-kong-apela-ao-voto-em-legislativas-marcadas-por-incendio#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes