Líder da Gronelândia afasta falar sobre independência: "Ainda não é hora"

  • 14/01/2026

"Ainda não chegou a hora de falar sobre independência. Este não é o momento para brincar com o nosso direito à autodeterminação quando outro país fala em anexar-nos", disse Jens-Frederik Nielsen, numa entrevista à imprensa gronelandesa publicada horas antes da reunião dos líderes dinamarqueses e gronelandeses na Casa Branca.

 

Não falar de independência não significa banir essa ideia, ressalvou Nielsen, que acrescentou: "Aqui e agora fazemos parte do Reino da Dinamarca e estamos juntos. É muito importante nesta situação grave".

"A Gronelândia não pode ser comprada, os gronelandeses não podem ser comprados. O direito à autodeterminação é nosso, outros países não têm de tentar influenciar-nos. E há total consenso sobre isso no governo. Essa é a mensagem que temos para os Estados Unidos", disse o líder da Gronelândia.

Nielsen sinalizou a sua intenção de modernizar a chamada Comunidade do Reino (composta pela Dinamarca, Gronelândia e Ilhas Faroé) e avançar para uma relação "mais equilibrada", assumindo mais poderes no âmbito do Estatuto de Autonomia.

Mas, salientou: "Isso não significa que estejamos prontos para ir com os Estados Unidos".

O ministro dos Negócios Estrangeiros dinamarquês, Lars Løkke Rasmussen, e a sua homóloga gronelandesa, Vivian Motzfeldt, vão reunir-se hoje com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, na Casa Branca, numa reunião organizada pelo vice-presidente dos EUA, JD Vance.

"Espero que transmitamos a nossa mensagem e espero que, a partir daí, possamos criar um diálogo mais normalizado e respeitador com os Estados Unidos", disse Nielsen na entrevista.

Dirigindo-se aos quase 57.000 habitantes da ilha ártica, salientou: "Estamos juntos nas nossas alianças com a NATO, a União Europeia e os países nórdicos".

Expressou também confiança "de que os princípios da ordem mundial não serão violados".

Nielsen reúne-se hoje com a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, e o líder das ilhas Faroé, Aksel V. Johannesen, na habitual reunião bienal dos líderes dos territórios que compõem a Comunidade do Reino.

Na terça-feira, Nielsen tinha declarado que a Gronelândia "não quer que ninguém a possua ou a controle", mas, a ter de escolher entre Dinamarca e Estados Unidos, o território escolheria a Dinamarca.

Uma declaração que o Presidente dos EUA, Donald Trump, recebeu com críticas.

"Vai ser um grande problema para ele", disse Trump, que não exclui a possibilidade de tomar o controlo da ilha ártica, membro da NATO, pela força.

"Este não é momento para desentendimentos internos, mas para estarmos juntos", afirmou Nielsen na terça-feira, numa conferência de imprensa conjunta com a primeira-ministra dinamarquesa.

Frederiksen também sublinhou a importância de manter a unidade e ofereceu diálogo e colaboração aos Estados Unidos, embora tenha descrito as ameaças de Washington como "inaceitáveis" e acrescentado que "muitas coisas apontam que a parte mais difícil está por vir".

"Devemos acreditar que os princípios da ordem mundial não serão desrespeitados", disse o líder gronelandês.

"Se passarmos a brincar com os princípios fundamentais da democracia, temos um problema sério não só na Gronelândia, mas em todo o mundo", avisou.

Perante as ameaças norte-americanas, o ministro da Defesa dinamarquês anunciou hoje que está a "reforçar a presença militar" da Dinamarca na Gronelândia e a conduzir um "diálogo contínuo" com a NATO para aumentar a presença da aliança no Ártico.

Leia Também: Trump quer Gronelândia para projeto de escudo antimíssil norte-americano

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919213/lider-da-gronelandia-afasta-falar-sobre-independencia-ainda-nao-e-hora#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes