Líder da Google quer enviar data centers para o Espaço
- 01/12/2025
A Google está entre as empresas que mais tem apostado no desenvolvimento de modelos de Inteligência Artificial, um foco que também está dependente do investimento da empresa em aumentar a capacidade de computação para lidar com a escala cada vez maior destes modelos.
O CEO da Google, Sundar Pichai, tem no entanto uma solução para continuar a aumentar a capacidade de computação da empresa: enviar data centers para o Espaço.
Conta o site Business Insider que a iniciativa recebeu o nome Project Suncatcher e foi explicada mais ao detalhe no mais recente episódio do podcast “Google AI: Release Notes”. O projeto em si foi anunciado neste mês de novembro e foi agora mencionado por Pichai.
Ainda que tenha concedido que a ideia parece “louca”, Pichai afirmou que “quando dás um passo atrás e percebes o volume de computação que será necessário, começa a fazer sentido e é uma questão de tempo”.
Ainda que não tenha partilhado prazos para o Project Suncatcher, Pichai afirmou que espera conseguir fazê-lo nos próximos dois anos. “Espero que em 2027 tenhamos uma Unidade de Processamento de Tensor [o TPU] algures no Espaço”, explicou Pichai de acordo com o site Business Insider, mencionado o ‘chip’ de Inteligência Artificial desenvolvido pela empresa.
Leia Também: IA usada na série Galaxy S26 não será da Google














