Libertada luso-venezuelana condenada a 20 anos (cinco foram cumpridos)

  • 25/01/2026

A luso-venezuelana Carla da Silva, condenada a 21 anos de prisão na Venezuela, foi libertada este domingo, anunciou esta noite o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português.

 

Em comunicado, o MNE refere que "está a acompanhar o caso e em contacto com a família".

Ainda segundo a tutela, Carla da Silva, "que acaba de ser libertada", cumpriu "até agora, cinco anos, oito meses e 20 dias de prisão."

Ao Notícias ao Minuto, o MNE explica ainda que Carla Rosaura Da Silva Marrero estava presa desde 5 de maio de 2020,  "e condenada a cumprir 21 anos de prisão pelos crimes de Conspiração e Associação Para Cometer Crimes, pelo caso Gedeón (Tentativa de golpe de Estado e Assasinato de Nicolás Maduro)."

"Estava presa no Instituto Nacional de Orientação Femenina (INOF) desde 27 de setembro do ano passado, depois de ser transferida desde o SEBIN [Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional]", acrescenta o MNE.

Quem é Carla da Silva?

Carla da Silva tinha sido condenada por um tribunal de Caracas em 23 de maio de 2024, juntamente com outras 28 pessoas, militares e civis, por conspirarem para derrubar o governo da Venezuela.

A sentença foi conhecida após uma audiência de mais de 15 horas de duração, em que foram acusados de traição, conspiração, rebelião, tráfico de armas de guerra, associação para cometer crimes e financiamento de terrorismo.

Vinte dos acusados foram condenados a 30 anos de prisão e outros nove, entre eles Carla da Silva, a 21 anos de prisão, por terem alegadamente participado, em 3 de maio de 2020, na Operação Gedeón, também conhecida como Macutazo.

Esta falhada incursão marítima de ex-militares no exílio tentou, com o apoio de um antigo membro das forças especiais dos EUA, infiltrar-se no país e treinar venezuelanos para derrocar o governo do presidente Nicolás Maduro, numa operação durante a qual morreram seis dissidentes.

Em outubro de 2023, a organização não-governamental (ONG) venezuelana Foro Penal (FP) pediu às autoridades que libertassem Carla da Silva, então presa preventivamente há mais de três anos.

"Carla da Silva é uma das presas políticas na Venezuela. Foi detida arbitrariamente em 5 de maio de 2020, e encontra-se em El Helicoide [prisão em Caracas], lugar do qual tanto se conhece porque vários presos políticos estão aí [...]. Em conformidade com a nossa lei, deveria estar em liberdade, porque ninguém pode estar mais de três anos privado da liberdade preventivamente", explicou na altura o diretor do Foro Penal, Alfredo Romero.

[Notícia atualizada às 22h59]

Do

Do "sequestro" à condenação: Quem é luso-venezuelana libertada agora?

Carla da Silva foi condenada a 21 anos de prisão por conspiração para derrubar o Governo da Venezuela. Cumpriu cinco anos e oito meses de prisão e, este domingo, foi libertada.

Lusa | 22:55 - 25/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2926026/luso-venezuelana-condenada-a-20-anos-de-prisao-foi-libertada-este-domingo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes