Líbano pronto para negociar acordo que acabaria com ataques israelitas

  • 21/11/2025

Numa declaração televisiva, por ocasião do Dia da Independência, Joseph Aoun acrescentou que as tropas libanesas estão prontas para ocuparem posições em todos os pontos de onde as tropas israelitas se retirarem.  

 

No entanto, o Presidente adiantou que não estava para já claro se Israel aceitaria a oferta, pois esta ocorre num momento em que as forças israelitas intensificaram os seus ataques no Líbano.

Na terça-feira, um ataque aéreo matou 13 pessoas no campo de refugiados palestinianos de Ein el-Hilweh, perto da cidade de Sidão, sendo o mais mortal desde que o cessar-fogo entrou em vigor, há um ano.  

Aoun não especificou se as negociações com Israel seriam diretas, acrescentando que poderiam ser patrocinadas pelos EUA, pelas Nações Unidas ou pela comunidade internacional.  

O chefe de Estado libanês disse que o comité de monitorização do cessar-fogo, composto pelos EUA, França, Israel, Líbano e a força de manutenção da paz da ONU, conhecida como UNIFIL, podem verificar que só há forças do Líbano destacadas ao longo da fronteira.

Israel disse recentemente que o Hezbollah está a tentar reconstruir as suas capacidades, depois de ter sido enfraquecido pela guerra Israel-Hezbollah.

A mais recente guerra entre Israel e o Hezbollah começou a 08 de outubro de 2023, um dia após o Hamas atacar o sul de Israel, após o Hezbollah ter disparado roquetes contra Israel em solidariedade com o Hamas.

Israel lançou um bombardeamento generalizado no Líbano durante dois meses no ano passado, que enfraqueceu severamente o Hezbollah, seguido de uma invasão terrestre.

Essa guerra, a mais recente de vários conflitos envolvendo o Hezbollah nas últimas quatro décadas, matou mais de 4.000 pessoas no Líbano, incluindo centenas de civis, e causou uma destruição estimada em 11 mil milhões de dólares, segundo o Banco Mundial. Em Israel, morreram 127 pessoas, incluindo 80 soldados.

Leia Também: Comandante israelita alerta que colonos radicais ameaçam o próprio país

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2892593/libano-pronto-para-negociar-acordo-que-acabaria-com-ataques-israelitas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes