Líbano: ONU quer retirar 'capacetes azuis' até meados de 2027

  • 10/02/2026

Aqueles 'capacetes azuis' atuam na 'zona-tampão' entre Israel e Líbano desde março de 1978, mas o seu mandato termina em 31 de dezembro, conforme resolução aprovada em agosto passado, por iniciativa de Israel e dos Estados Unidos da América.

 

A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL) "planeia reduzir e retirar todo o seu pessoal militar até meados de 2027", disse a responsável, acrescentando que em 31 de dezembro de 2026, vai começar "o processo de repatriação de pessoal e de equipamentos e a transferência" de posicionamentos e instalações "para as autoridades libanesas".

Ardiel esclareceu que, com o fim do mandato, as ações da FINUL vão ficar mais limitadas, dedicando-se a "proteger o pessoal e os bens da ONU" e a garantir a saída segura daquele país do Médio Oriente.

Os 'capacetes azuis' colaboram com o exército libanês, que tenta desarmar o movimento islamista radical Hezbollah, pró-iraniano, depois de estabelecido o cessar-fogo com Israel, em novembro de 2024.

Apesar da trégua, as Forças da Defesa de Israel continuaram a atacar posições alegadamente ocupadas por aquele grupo armado e a FINUL relatou, diversas vezes, ter sofrido disparos por parte do exército israelita.

A porta-voz da FINUL declarou que já foram dispensados quase dois mil soldados e que outros 200 devem deixar o Líbano em maio. Atualmente, há um total de cerca de 7.500 'soldados da Paz' de 48 países.

Segundo Ardiel, a redução do efetivo é "resultado direto" da crise financeira da ONU, não estando relacionada com o fim do mandato daquela força destacada no Líbano.

As autoridades libanesas já pediram a presença militar internacional contínua após a retirada da força da ONU, mesmo que em menor número de elementos, sobretudo oriundos de estados-membros europeus da FINUL.

A Itália indicou que vai manter presença militar em território libanês e o primeiro-ministro do Líbano, Nawaf Salam, afirmou no final de janeiro que é necessária "uma presença internacional, de preferência liderada pela ONU".

Numa visita a Beirute, há uma semana, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Noël Barrot, defendeu que afirmou que o exército libanês deveria assumir o lugar da UNIFIL quando esta se ausentar.

Leia Também: Governo do Líbano evacua 114 edifícios após nova derrocada mortal

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2936613/libano-onu-quer-retirar-capacetes-azuis-ate-meados-de-2027#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes