Líbano e Síria assinam acordo para transferência de prisioneiros sírios

  • 06/02/2026

Governada durante dezenas de anos pelo clã Assad, a Síria é liderada desde o final de 2024 por autoridades islâmicas após a queda do presidente Bashar al-Assad.  

 

O Líbano sofreu durante muito tempo com a hegemonia do clã Assad, a quem são atribuídos múltiplos assassinatos.  

O vice-primeiro-ministro libanês, Tarek Mitri, e o ministro sírio da Justiça, Mazhar al-Wais, anunciaram ter assinado hoje aquele acordo no decorrer de uma conferência de imprensa em Beirute.  

"Anunciamos hoje um passo importante no caminho da justiça", afirmou o ministro sírio, expressando esperança de que o acordo contribua para "a melhoria das relações bilaterais no período vindouro".  

Mitri declarou à agência de notícia francesa AFP que os dois países estavam a trabalhar para "resolver todas as questões que afetam as relações bilaterais", incluindo a resolução da situação dos outros prisioneiros.

Cerca de 2.250 sírios, ou seja, um terço da população prisional do Líbano, estão detidos nas prisões superlotadas do país, segundo uma fonte judicial, e Damasco tinha pedido que as autoridades libanesas lhe entregassem mais de 300 prisioneiros.

O ministro libanês indicou que o governo do seu país iria decidir hoje dissolver o Alto Conselho Líbano-Sírio, datado da época da intervenção do clã Assad no Líbano.

O governante acrescentou que o seu país iria também rever "acordos injustos celebrados na época da tutela síria" e que os dois países iriam delimitar o traçado das suas "fronteiras terrestres e marítimas".

Por seu Aldo, o ministro sírio dos Negócios Estrangeiros, Assaad al-Chaibani, saudou na rede social X "uma etapa histórica" para a resolução das divergências entre os dois países e "um ponto de partida para estratégias sólidas".

A questão dos prisioneiros é um dos problemas mais complexos entre os dois países.

Segundo as autoridades libanesas, o acordo assinado hoje diz respeito a detidos sírios condenados por crimes no Líbano e que cumpriram dez anos ou mais de prisão e que devem cumprir o restante da sua pena na Síria.

Centenas de prisioneiros sírios, acusados de "terrorismo" ou de ataques contra as forças libanesas, foram levados a tribunais militares libaneses. Outros estão presos por pertencerem a grupos armados ou terroristas que combateram o poder de Assad durante a guerra civil (2011-2024), e aguardam julgamento.

Leia Também: EUA anunciam que atacaram vários alvos do Estado Islâmico na Síria

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2934834/libano-e-siria-assinam-acordo-para-transferencia-de-prisioneiros-sirios#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes