Líbano dá 4 meses ao seu exército para continuar desarmamento do Hezbollah

  • 16/02/2026

O governo libanês comprometeu-se a desarmar o poderoso Hezbollah pró iraniano, enfraquecido em novembro de 2024 depois de uma guerra com Israel.

 

O exército tinha indicado em janeiro que tinha concluído a primeira fase deste plano, que abrangia a região situada entre a fronteira israelita e o rio Litani, cerca de trinta quilómetros mais a norte. A segunda fase abrange uma zona localizada a norte do rio.

"Está previsto um calendário de quatro meses, prorrogável em função das capacidades disponíveis, dos ataques israelitas e dos obstáculos no terreno", afirmou o ministro libanês da Comunicação, Paul Morcos, numa conferência de imprensa, após um briefing do comando do exército ao governo.

O Hezbollah recusa entregar as suas armas a norte do Litani, região envolvida na segunda fase. As tropas israelitas continuam, por sua vez, a ocupar cinco pontos estratégicos em território libanês, apesar do cessar-fogo que prevê a sua retirada.

Israel acusa o Hezbollah de se rearmar, considera os progressos do exército libanês insuficientes e bombardeia regularmente o sul do país.

Antes da reunião de hoje do governo libanês, o chefe do Hezbollah, Naim Qassem, declarou que "o que o governo libanês está a fazer ao concentrar-se no desarmamento é um pecado grave, porque esta questão serve os objetivos da agressão israelita". "Cessem toda a ação que vise restringir as armas", afirmou numa intervenção televisiva, dizendo que as "concessões sucessivas" do governo eram, em parte, responsáveis pelos ataques persistentes de Israel.

Em visita hoje a Beirute, o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier tinha apelado antes às autoridades libanesas para continuarem o desarmamento do Hezbollah para se alcançar a retirada de Israel dos territórios que ainda ocupa no Líbano. "O Líbano deve, e sabemos quão difícil é, assegurar o desarmamento do Hezbollah de acordo com o acordo de cessar-fogo, para que também sejam criadas as condições para uma retirada [das tropas israelitas]", afirmou o chefe de Estado alemão.

"Ambas as partes devem cumprir os seus compromissos (...) o desarmamento do Hezbollah no Líbano deve continuar", acrescentou numa conferência de imprensa com o seu homólogo libanês, Joseph Aoun, no final do encontro entre ambos.

Por seu lado, o presidente libanês indicou ter apelado à Alemanha para "pedir à parte israelita que respeite o acordo de cessar-fogo e se retire dos territórios que ocupa", acrescentando que solicitou a Berlim "ajuda ao exército libanês", que carece de fundos e equipamentos, e para "desempenhar um papel essencial" após a retirada dos Capacetes Azuis do Líbano.

O mandato da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Finul) expira no final do ano.

A Alemanha assume o comando da força naval desta força desde 2021.

Leia Também: Quatro mortos em ataque de Israel no Líbano

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940602/libano-da-4-meses-ao-seu-exercito-para-continuar-desarmamento-do-hezbollah#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes