Liam, 5 anos, "não é o mesmo" desde detenção do ICE: "Tem pesadelos"

  • 06/02/2026

Adrián Conejo Arias, o pai do menino de cinco anos detido pelo Serviço de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês), em Minneapolis, no estado norte-americano do Minnesota, contou que o filho "nunca mais foi o mesmo" e que tem tido pesadelos desde a detenção.

 

O pai e o menino foram detidos a 20 de janeiro e regressaram a casa no passado domingo, 1 de fevereiro, após um juiz norte-americano ter ordenado libertação de um centro de detenção no Texas, para onde foram levados.

Em entrevista ao Telemundo, Adrián comentou que o que passaram "não foi nada fácil" e que o menino, Liam, "ainda está assustado e com medo de tudo o que aconteceu".

"O meu filho não é o mesmo desde que tudo aconteceu. Ele está muito assustado. À noite, ele acorda várias vezes a chorar e a pedir ajuda... Ele tem pesadelos", contou.

Liam "lembra-se do momento" em que foi levado pelos agentes do ICE e teme que seja novamente detido na nova casa para onde a família se mudou.

Segundo Adrián, "toda a família está muito assustada" com toda a situação. "Estamos escondidos. Ninguém sabe ao certo onde estamos. Temos medo de sair às ruas e que isso [a detenção] aconteça outra vez".

Já a mulher, Erika Ramos, que está grávida, tem vivo com "muitas preocupações" e já teve de "ir ao hospital" devido a complicações na gravidez.

A mãe, sublinhe-se, já tinha dado uma entrevista ao mesmo meio de comunicação, onde contou a "verdadeira versão do que aconteceu", após as autoridades norte-americanas terem alegado que Adrián tinha fugido e deixado o filho sozinho e que ela se tinha recusado a cuidar da criança.

"Às 14h20, o meu marido, Adrián, voltava da escola depois de ir buscar nosso filho. Ao estacionar o carro em frente de casa, agentes do ICE aproximaram-se e detiveram o meu marido. Eles prenderam-no e o algemaram-mo", recordou, na semana passada.

Segundo a própria, os agentes viram-na e decidiram tirar a criança do carro, usando-a como isco para que a mulher e entregasse.

"Trouxeram-no até à porta da minha casa para que eu abrisse. Bateram, e o meu filho Liam repetia: 'Mamã, abre a porta'. Eu estava apavorada. O meu marido gritava: 'Não abras a porta', e eu não abri porque tinha medo de que me prendessem também e deixassem o meu outro filho sozinho. Como não abri a porta, levaram o Liam", explicou.

"Parecia tudo uma tentativa deliberada de me provocar, como se quisessem que eu saísse a correr desesperadamente atrás do meu filho para que pudessem deter-me também. Noutras palavras, usaram o meu filho como isco. Mesmo assim, o meu marido insistiu muito para que eu não saísse, principalmente porque temos outro filho e estou grávida", acrescentou.

Mãe de criança detida pelo ICE recorda momento:

Mãe de criança detida pelo ICE recorda momento: "Estava aterrorizada"

A mãe do menino de cinco anos que foi detido com o pai pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla inglesa), na semana passada, no Minnesota, assistiu ao momento pela janela de casa, "sem poder fazer nada", já que temia também ser detida.

Daniela Filipe | 20:06 - 31/01/2026

Também os vizinhos e funcionários da escola disseram que os agentes federais utilizaram a criança como 'isco', dizendo-lhe para bater à porta de casa para que a mãe saísse. No entanto, o Departamento de Segurança Interna contestou esta versão.

A detenção da criança gerou indignação quando começaram a circular imagens de agentes da imigração a rodear a criança, que usava um gorro de coelho azul e uma mochila do Homem-Aranha.

A secretária adjunta da Segurança Interna, Tricia McLaughlin, garantiu que o ICE não tinha como alvo o menino, nem que o deteve, e reiterou que a mãe se recusou a ficar com ele após a detenção do pai. O pai disse aos agentes que queria que Liam ficasse com ele, acrescentou a responsável.

No mês passado, McLaughlin tinha referido que a criança foi abandonada e que os agentes tentaram convencer a mãe a ficar com a guarda.

Menino de 5 anos e pai já estão em casa após detenção: O que se segue?

Menino de 5 anos e pai já estão em casa após detenção: O que se segue?

A ordem de libertação de Adrian e Liam Ramos é esclarecedora quanto a não existirem motivos para a detenção de pai e filho. Mas quanto ao futuro dos dois - assim como à restante família - não existem muitas certezas.

Ana Teresa Banha | 17:56 - 02/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2934219/liam-5-anos-nao-e-o-mesmo-desde-detencao-do-ice-tem-pesadelos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes