Lexus LFA regressa como novo concept desportivo elétrico
- 05/12/2025
O Lexus LFA foi um coupé de dois lugares produzido entre 2010 e 2012. Agora, a designação voltará à gama num desportivo elétrico - que também é um coupé de dois lugares. Assim preconiza o LFA Concept, anunciado esta sexta-feira (5 de dezembro).
Este é, nem mais nem menos, do que o Lexus Sport Concept este ano, na Monterey Car Week e no Japan Mobility Show – agora com um outro nome, mais próximo da versão de produção e com algumas especificações reveladas.
Desenvolvido a par dos híbridos Toyota GR GT e GR GT3, com as mesmas técnicas e habilidades, segue os passos do Toyota 2000GT e do Lexus LFA. O seu desenvolvimento considerou três pilares fundamentais: baixo centro de gravidade, baixo peso com alta rigidez e ênfase no desempenho aerodinâmico.
Assim, encontra-se uma estrutura de carroçaria leve e altamente rígida (com base na do GR GT) e uma posição de condução que une o condutor e o carro e garante uma manobrabilidade fácil.
O LFA Concept segue as linhas de coupé de duas portas tal como o LFA a combustão produzido há mais de uma década. No entanto, "apresenta uma nova forma ideal para um carro desportivo de apelo universal", diz a Lexus.
A marca também esclarece que procurou "alcançar um alto nível de fusão entre desempenho aerodinâmico e beleza escultural".
Não foram anunciados detalhes técnicos, nem da motorização elétrica e da bateria com a qual o Lexus LFA Concept foi idealizado. No entanto, sabe-se que mede 4.690 milímetros de comprimento, 2.040 milímetros de largura e 1.195 milímetros de altura, sendo a distância entre eixos de 2.725 milímetros.
Outra partilha com os Toyota GR GT e GR GT3 é a posição de condução. No entanto, encontra-se um interior com design próprio e simples, com um volante em forma de manche de avião particularmente adequado a carros desportivos. Só há um ecrã, que é o painel de instrumentos por trás do volante. Os controlos das funções concentram-se em torno do banco do condutor.
Nomenclatura LFA
A designação Lexus LFA foi atribuída a um desportivo a gasolina produzido entre 2010 e 2012. Agora, é associada a um concept elétrico. Segundo a marca, "o nome simboliza um modelo de veículo que incorpora as tecnologias que os engenheiros do seu tempo devem preservar e passar à geração seguinte".
Quando chega o novo Lexus LFA elétrico?
Esta é uma pergunta ainda sem resposta. Para já, a Lexus não mencionou quaisquer datas. No entanto, a Toyota espera que os novos GR GT e GR GT3, "primos" deste concept, sejam introduzidos em 2027, pelo que poderá acontecer o mesmo com o modelo da marca de luxo.
O site Car and Drive escreve que não é de esperar que o novo coupé elétrico da Lexus chegue ao mercado antes de 2029














