Lesados do Banif pedem reunião a Montenegro: "Nunca mais fomos recebidos"

  • 23/12/2025

Na missiva, os signatários começam por agradecer, de forma irónica, a atuação do Estado ao longo dos últimos dez anos, afirmando: "Agradecemos profundamente tudo o que os sucessivos Governos têm feito por nós ao longo dos últimos dez anos. Esse 'tudo', como Vossa Excelência bem sabe, tem sido absolutamente nada".

 

A associação que representa os lesados recorda vários anúncios e iniciativas governamentais desde a resolução do Banif, em dezembro de 2015, sublinhando que, apesar da criação de comissões, grupos de trabalho e relatórios, nunca foi encontrada uma solução concreta.

"Em suma, tudo foi feito... exceto a solução", lê-se na carta datada de 18 de dezembro.

Sobre o executivo de Luís Montenegro, os lesados relembram a reunião realizada em 03 de julho de 2024 no Ministério das Finanças, na qual, segundo a carta, representantes do Governo se comprometeram a "dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Governo anterior", "acelerar o processo e, inclusive", acrescentam, fizeram "comentários irónicos sobre a inércia do Governo anterior".

No final, segundo os Lesados do Banif, prometeram uma nova reunião em setembro para apresentar "evolução concreta".

No entanto, garantem que esses compromissos não foram cumpridos. "Desde 03 de julho, nunca mais fomos recebidos", afirmam, acrescentando que "a reunião de setembro nunca aconteceu" e que não houve "nenhum contacto, nenhum esclarecimento, nenhuma agenda, nenhum avanço. Apenas silêncio".

Na carta enviada a Luís Montenegro, os lesados acusam o atual Governo de falhar até "com os compromissos assumidos presencialmente, olhos nos olhos, no próprio Ministério das Finanças", ao contrário do executivo anterior, que, dizem, falhou com promessas públicas.

Num tom crítico, os signatários reiteram a ironia do agradecimento, escrevendo: "Agradecemos a atenção que não nos foi dada. Agradecemos as reuniões que não ocorreram. Agradecemos a continuidade de um processo que não avança".

No final da carta, os lesados pedem ao primeiro-ministro que os receba e que cumpra as promessas feitas ao longo dos anos.

"Não pedimos privilégios. Pedimos apenas justiça. E a decência de uma resposta", concluem.

A resolução do Banif aconteceu em dezembro de 2015, por decisão do Governo e do Banco de Portugal, e, desde essa altura, os lesados têm pedido as indemnizações que resultaram das perdas dos investimentos de produtos financeiros.

Em dezembro de 2019, uma comissão de peritos nomeada pela Ordem dos Advogados encontrou "indícios de práticas ilícitas na venda dos produtos financeiros no Banif" e validou 2.330 pedidos, correspondentes a investimentos de cerca de 230 milhões de euros.

Leia Também: Governo diz que filas e tempo de espera no aeroporto de Lisboa diminuíram

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2909174/lesados-do-banif-pedem-reuniao-a-montenegro-nunca-mais-fomos-recebidos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes