Leonor Beleza evoca James Watson como "figura incontornável da ciência"

  • 07/11/2025

"As suas descobertas essenciais na área da biologia foram determinantes na definição do rumo da ciência como a conhecemos hoje", comentou Leonor Beleza, numa declaração escrita, em reação à morte de James Watson, aos 97 anos, hoje anunciada.

 

James Watson participou na descoberta da estrutura de dupla hélice da molécula de ADN (que armazena a informação genética de um ser vivo), que lhe valeu o Prémio Nobel da Medicina em 1962 juntamente com o britânico Francis Crick e o neozelandês Maurice Wilkins.

A ex-ministra da Saúde lembrou que Watson foi o primeiro presidente do Conselho Científico da Fundação Champalimaud e, nessa qualidade, organizou um encontro, em 2005, no laboratório Cold Spring Harbour, que dirigiu e onde, ao "lado de alguns dos mais reputados cientistas do mundo", foi definido "o modelo de funcionamento da Fundação, apostando na translação entre investigação e clínica".

"Esteve connosco quase desse o princípio e foi absolutamente brilhante, pela sua visão e inteligência", afirmou Leonor Beleza, recordando "as suas palavras e a sua eloquência na inauguração do Centro Champalimaud para o Desconhecido, em 2010, e a sua inspiração permanente".

"A Fundação Champalimaud estará para sempre em dívida com James Watson e ele é parte do ADN da Fundação", assinalou.

James Watson morreu na quinta-feira, em Nova Iorque, aos 97 anos.

A morte foi confirmada pelo laboratório Cold Spring Harbor e pelo seu filho Rufus, que não adiantou uma causa específica.

Watson foi professor na Universidade de Harvard e dirigiu o Projeto Genoma Humano, que mapeou os mais de 20 mil genes encontrados nos cromossomas humanos.

Segundo o The Washington Post, o geneticista foi ostracizado profissionalmente no final da vida por comentários considerados sexistas e racistas.

Aos 80 anos demitiu-se do cargo que ocupava no laboratório Cold Spring Harbor e seis anos depois colocou a leilão a medalha do Nobel.

Leia Também: Morreu James Watson, que descobriu a estrutura do ADN. Tinha 97 anos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2884897/leonor-beleza-evoca-james-watson-como-figura-incontornavel-da-ciencia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes