Leonardo começa a afetar Açores a partir da madrugada de quarta-feira
- 03/02/2026
Segundo a última atualização do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), "a influência da depressão Leonardo deverá começar a fazer-se sentir já a partir desta madrugada, prevendo-se uma melhoria a partir da manhã de quinta-feira".
Nomeada pela delegação regional dos Açores do IPMA, a depressão Leonardo, com um sistema frontal associado, deverá provocar "um aumento significativo da intensidade do vento", com rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros/hora nos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa) e os 100 quilómetros/hora no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).
"Devido a esta situação, encontram-se emitidos avisos, sendo os mais gravosos o aviso vermelho de agitação marítima para o grupo Ocidental, laranja de vento para os grupos Ocidental e Central", lê-se no comunicado do IPMA.
O IPMA já emitiu aviso vermelho, para quarta-feira, para as ilhas do grupo Ocidental dos Açores e laranja para o Central e Oriental, devido à agitação marítima.
"Espera-se que a agitação marítima aumente, com ondas que poderão chegar de altura significativa aos 10 metros no grupo Ocidental (podendo a onda máxima atingir os 19 metros), aos nove metros no grupo Central e aos oito metros no grupo Oriental", referiu o IPMA, na segunda-feira.
O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Depressão Leonardo a chegar... Como vai estar o tempo hoje?













