Leirienses confrontam Marcelo: "Se fosse Lisboa estava tudo lá"

  • 30/01/2026

Dois cidadãos leirienses interpelaram o Presidente da República, durante uma visita à região, descontentes com a forma como o Governo (e a própria comunicação social) têm lidado com as consequências da depressão Kristin.

 

"No primeiro dia que isto aconteceu, os jornais, as televisões, não vieram para Leiria", começou por dizer um dos homens, claramente exaltado, falando diretamente para as câmaras das televisões no local.

"Leiria é paisagem. Se fosse Lisboa estava tudo lá, tudo. Nós estamos a sofrer muito. E agora é que vêm, porque vem o senhor Presidente e veio o primeiro-ministro ontem. Antes disso, no primeiro dia, ninguém apareceu. Estou muito revoltado", atirou.

De seguida, um outro homem, dirigiu-se a Marcelo Rebelo de Sousa, criticando o atraso do Governo em decretar o estado de calamidade, e insinuando que a demora pode ter acontecido por a câmara pertencer aos socialistas.

"Temos que ter uma cultura de que os votos são durante as eleições, porque não é por aqui ser uma câmara socialista que o PSD demora um tempão enorme para [decretar] o estado de calamidade", atirou.

"Este senhor que está aqui", disse, apontando para o lado do Presidente, onde o autarca de Leira estava, "lutou para que isto viesse mais cedo, o estado de calamidade, para ajudar. O que é que o PSD fez? E a senhora ministra? Vi à bocado a conferência de imprensa, [ela] não fala, evita. Leira é cidade, não é política. É cidade. Faz comichão ser uma grande cidade?", questionou, terminando a desejar um "bom final de mandato" a Marcelo Rebelo de Sousa.

Pouco antes deste momento, o autarca, Gonçalo Lopes, já tinha confessado ao Presidente da República que "a ansiedade das pessoas está a crescer" no concelho.

"Não há um prazo definido e o nível de ansiedade das pessoas está a crescer. Há pessoas que estão há dois dias sem tomar banho, três dias sem poder cozinhar. A situação é dramática", afirmou o autarca, notando que "o principal problema é a reposição de energia".

Segundo Gonçalo Lopes, o concelho tem 130 mil habitantes e a cidade foi o único sítio onde foi colocada uma "subestação móvel capaz de alimentar, para aí, 30, 40 mil pessoas".

À pergunta de Marcelo Rebelo de Sousa se não deram ao autarca um prazo para o restabelecimento de eletricidade, o presidente do município esclareceu que "a intervenção é muito mais complexa do que se possa imaginar".

"A previsibilidade exata da possibilidade de recuperação integral neste momento ainda não se tem", notou a ministra Maria Lúcia Amaral, que também visitou Leira esta sexta-feira.

Autarca de Leiria alerta que ansiedade das pessoas está a crescer

Autarca de Leiria alerta que ansiedade das pessoas está a crescer

O presidente da Câmara de Leiria alertou hoje o Presidente da República e a ministra da Administração Interna que o nível de ansiedade das pessoas está a crescer e salientou que a situação é dramática devido ao mau tempo.

Lusa | 20:26 - 30/01/2026

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.

Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade entre as 00h00 de quarta-feira até às 23h59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.

Semana

Semana "complicada": O que deve (ou não) fazer a partir de domingo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para o agravamento do estado do tempo em Portugal na próxima semana, com previsões de chuva forte, vento e agitação marítima. A população é aconselhada a tomar medidas de precaução.

Carolina Pereira Soares | 20:29 - 30/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2929820/leirienses-confrontam-marcelo-se-fosse-lisboa-estava-tudo-la#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes